Ludymila Siqueira
Goiânia - O União Brasil Goiás anunciou a tenente-coronel da Polícia Militar Cláudia da Silva Lira (Avante) para vice de Sandro Mabel (UB-GO). A pré-candidata ao posto de vice-prefeita foi indicação do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), deputado Bruno Peixoto (UB-GO). O anúncio ocorreu na manhã desta segunda-feira (05/08), em coletiva de imprensa no diretório do partido, localizado no Setor Bueno, na Capital.
Cláudia da Silva Lira é tenente-coronel da Polícia Militar de Goiás, comandante do Centro de Polícia Comunitária, com 30 anos de serviço efetivo. Bacharel em Direito. Mais antiga entre as oficiais femininas da Polícia Militar de Goiás, Coronel Cláudia ingressou na Polícia Militar em 1994, aos 21 anos. Entrou como soldado e, dois anos depois, em 1996, iniciou o curso superior de formação de oficiais, concluído em 1998. Foi a primeira colocada em todos os cursos de formação na PM-GO.
Atualmente, é subcomandante do Comando de Gestão e Finanças da Polícia Militar de Goiás e professora na Academia de Polícia Militar do Estado de Goiás. Foi diretora financeira da Fundação Tiradentes (instituição privada, sem fins lucrativos, para salvaguardar o policial militar e sua família) durante 12 anos.
Em 30 anos de profissão, atuou em todas as áreas dentro da PM-GO (operacional, especializada e administrativa), com ênfase nas ações do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), Patrulha Maria da Penha, Colégios Militares, Assistência Social e Gestão de Pessoas e Finanças.
É instrutora nos cursos de formação e aperfeiçoamento na academia da Polícia Militar e também em instituições de ensino superior na área de segurança pública. Fez capacitações em outros Estados da Federação (SP, MG, MT, RS, RN, RJ, SC, PR, PE) e DF, bem como em outros países, como Estados Unidos, Japão e Colômbia.
Vida pessoal
Natural de São Gabriel (RS), onde nasceu em 15/04/1972, a coronel Cláudia Lira veio para Goiânia em 1982, aos 10 anos, por conta da profissão do pai, militar reformado do Exército. Desde então, nunca mais deixou Goiânia. Antes de ingressar na PM-GO, iniciou o curso de Engenharia Elétrica na UFG, mas não concluiu. Tem duas filhas. Camila, 32 anos, engenheira de petróleo e de segurança do trabalho, e Maria Eduarda 25 anos, concluinte do curso de nutrição pela UFRJ em Macaé-RJ, e uma neta de 3 anos, Lia.
Leia mais