Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

burocracia

Força-tarefa ensina produtores a retificarem Cadastro Ambiental Rural

Iniciativa chega a Goiânia, Inhumas e Itauçu | 01.08.24 - 20:30 Força-tarefa ensina produtores a retificarem Cadastro Ambiental Rural Força-tarefa ensina produtores goianos a retificarem Cadastro Ambiental Rural. (Foto: Semad)

A Redação

Goiânia
- Representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) participaram, nesta quinta-feira (1º/8), do lançamento do projeto RetifiCAR, criado pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA) com o propósito de ajudar proprietários de terra a fazer retificações em seus respectivos Cadastros Ambientais Rurais (CAR). Neste primeiro momento, a força-tarefa, que conta com o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faeg), chega a 
Goiânia, Inhumas e Itauçu, mas a proposta é expandir para o resto do território goiano.
 
"Cabe observar que o CAR é muito importante para a regularização ambiental do imóvel, sendo necessário para o licenciamento ambiental, concessão de crédito agrícola, transferências imobiliárias e acesso a mercados", explica o subsecretário da Semad, Robson Disarz
 
Segundo o gerente da pasta, Ialdo Oraque, os proprietários interessados devem procurar os sindicatos rurais dos seus respectivos municípios para conseguir mais informações e aderir ao projeto.  "A ideia é que promovendo a retificação correta dos cadastros ambientais rurais, a validação desses cadastros aconteça de forma mais rápida, vez que um fatores que mais implicam na não validação dos cadastros ambientais rurais é a má qualidade dos dados declarados", completa.
 
Sobre o projeto
Em âmbito nacional, o lançamento do RetifiCAR aconteceu em setembro de 2023 e se expandiu para outros estados do Brasil. Cláudia Mendes, técnica do CNA, disse na época que ficar à margem da regularização é um problema que afeta principalmente os pequenos negócios de agricultura do país, por causa da desinformação. 
 
"É importante que o produtor entenda que o CAR não traz prejuízo, mas benefícios, Porque, depois de regularizado, ele consegue acessar o mercado de uma forma mais apropriada", reiterou Cláudia. 
 
Leia mais 
Mais da metade de toda área desmatada no Brasil em 2023 está no Cerrado
Caiado destaca queda no desmatamento em Goiás e prevê meta zero até 2030
Estudo mostra que desmatamento no Cerrado caiu 48% em janeiro
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351