Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Suzane Vieira é docente em Antropologia | 01.08.24 - 16:44
A professora Suzane de Alencar Vieira (Foto: UFG)A Redação
Goiânia – A professora Suzane de Alencar Vieira, do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, da Faculdade de Ciências Sociais, da Universidade Federal de Goiás (PPGAS/FCS/UFG), está concorrendo ao prêmio Jabuti Acadêmico 2024 na categoria Antropologia, Sociologia, Demografia, Ciência Política e Relações Internacionais. Seu livro, “Entre Risos e Perigos”, foi publicado pela editora 7Letras.
A obra de Suzane de Alencar Vieira é uma etnografia sobre a luta e a ecologia política de comunidades de Quilombolas situadas no município de Caetité na Bahia. Habitantes do semiárido baiano há séculos, os quilombolas se estabeleceram em terras evitadas pela plantation agroexportadora, fugindo do cativeiro e das disputas por terra, marcas da história brasileira.
O livro retrata como o desenvolvimento ameaça a comunidade. Em 2000, a mineração de urânio e a produção de yellowcake, essencial para combustível de usinas e armas atômicas, instalam-se na região, trazendo uma contaminação invisível, que Suzane aborda em “Entre Risos e Perigos”.
Suzane já acompanha as lutas de resistência das comunidades de Caetité há no mínimo 13 anos, e durante esse tempo, foi capaz não só de obter conhecimento, mas também desenvolver uma relação de aprendizagem, confiança e amizade, como descreveu em entrevista à revista Ciência e Cultura.
Criado em 2024, o Prêmio Jabuti Acadêmico é uma categoria específica do Prêmio Jabuti, focada em obras acadêmicas e científicas. No intuito de reconhecer e valorizar produções intelectuais e científicas, o Prêmio Jabuti Acadêmico contempla publicações que contribuem para o avanço do conhecimento em diferentes áreas do saber.
O evento de entrega da premiação acontece dia 6 de agosto de 2024, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. Os vencedores de cada categoria receberão além de uma estatueta, um prêmio de R$5 mil.