A Redação
Goiânia - Em ação inédita do Governo Estadual, comunidades quilombolas de Cavalcante, no Nordeste goiano, recebem nesta semana edição histórica do Goiás Social. A primeira-dama e coordenadora do programa, Gracinha Caiado, lançou nesta terça-feira (30/7) os atendimentos no Vão do Moleque, em Cavalcante. “Os moradores não precisam se deslocar até a cidade, porque os serviços chegam a eles. Isso é cidadania, é o que deve ser feito. E é assim que trabalhamos todos os dias”, definiu a primeira-dama.
É a primeira vez na história que o Governo do Estado leva um evento desse porte até a região. “Me alegra mostrar que o governo Ronaldo Caiado chega em todos os recantos deste estado”, completou Gracinha. No local, a estrutura do Goiás Social oferece uma série de atendimentos gratuitos, incluindo a entrega de mais de 5 mil benefícios sociais; consultas médicas e exames; vacinação; oferta de empregos e cursos profissionalizantes; emissão de documentos diversos; cortes de cabelo; e lazer para crianças.
A lavradora Tainá de Aquino chegou cedo à estrutura do Goiás Social para aproveitar o leque de serviços. “Está sendo ótimo. Já tirei minha identidade, vacinei meu filho. É muito importante o que o Estado está fazendo por nós. A gente anda tantos quilômetros para ter um atendimento desses, e agora está tudo aqui. E nem pega fila”, relatou.
Entre as novidades desta edição está a parceria com o Centro de Referência em Oftalmologia (Cerof), da Universidade Federal de Goiás (UFG), que oferta 150 consultas oftalmológicas locais. Os pacientes com indicativo de cirurgia já são regulados via Sistema Único de Saúde (SUS) para realização do procedimento. A comunidade no Vão do Moleque tem registrado maior incidência de glaucoma, devido à consanguinidade, o que reforça a importância do serviço prestado.
O Goiás Social entregou, durante a passagem pelo Vão do Moleque, mais de 1 mil cestas básicas, 1,1 mil brinquedos, 5 mil absorventes pelo programa Dignidade Menstrual e diversos outros benefícios da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). “São cadeiras de rodas, cadeiras de banho, fraldas descartáveis geriátricas e infantis, leite, enxoval de bebê, cobertores e nosso Mix do Bem, que é um alimento nutritivo”, enumerou a diretora-geral da OVG, Adryanna Caiado.
Durante o evento, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), desembargador Carlos Alberto França, anunciou que, a partir de agora, a comunidade contará com um Posto de Inclusão Digital (PID) fixo, que prestará assistência jurídica sem a necessidade do deslocamento até Cavalcante. “O Poder Judiciário goiano está próximo do povo. Assim, somos capazes de verificar as necessidades e demandas. Mas não fazemos nada sozinhos, temos parceiros importantes nessa jornada, como o Poder Executivo”, disse.
Semana de atividades
Gracinha Caiado está na região Nordeste de Goiás desde segunda-feira (29/7), quando abriu a agenda de atividades sociais em Cavalcante. Além do Goiás Social no Vão do Moleque, que iniciou os atendimentos nesta terça-feira (30/7), a primeira-dama inaugura nesta quarta-feira (31/7) uma estrutura semelhante montada no Vão de Almas. As duas comunidades recebem uma série de serviços gratuitos das principais pastas do Governo de Goiás, além de parceiros.