Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Semana da Moda Goiana 2024

Amarê Fashion traz Inteligência Artificial como ponto de discussão para moda

Evento será realizado em Goiânia | 26.07.24 - 11:06 Amarê Fashion traz Inteligência Artificial como ponto de discussão para moda Registro de edição anterior (Foto: Silvio SimÕes)

A Redação
 
Goiânia - A Amarê Fashion – Semana da Moda Goiana 2024 ganha novo formato e consolida-se como um dos principais eventos de moda do estado. Realizada pelo Sebrae Goiás, Senac Goiás e Governo de Goiás, a terceira edição, marcada para os dias 7 a 10 de agosto no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, trará o tema "Conexões". Com foco em fortalecer o mercado de moda goiano e impulsionar a indústria criativa, o evento explorará as potencialidades da Inteligência Artificial (IA) como ferramenta estratégica para o desenvolvimento de negócios. A identidade visual da Amarê Fashion 2024, aliás, foi criada por meio de IA, demonstrando a inovação e a relevância do tema para o setor.
 
“Os dois primeiros anos da Amarê Fashion foram fundamentais para entendermos qual seria o formato ideal para mostrarmos o empreendedorismo de moda goiano e nos tornamos um hub de negócios. Nesta 3ª edição, a Inteligência Artificial se torna ponto de discussão junto ao tema Conexões, pois queremos mostrar que o ‘humano com a tecnologia’ é importante assim como o ‘humano com o humano’. O espaço para a diversidade de corpos e falas - por meio de desfiles e talks/palestras - continua sendo uma premissa do nosso evento, assim como a valorização das marcas locais”, afirma Antônio Carlos de Souza Lima Neto, diretor-superintendente do Sebrae Goiás.
 
Pioneiro na região Centro-Oeste, o evento se reafirma como uma vitrine para mostrar sua potencialidade ao reunir diferentes atores do mercado da moda, desde confeccionistas e estilistas até produtores de algodão, contribuindo para o compartilhamento de insights e tendências. Neste ano, serão quatro dias consecutivos de desfiles, totalizando ao todo quinze desfiles de moda, sendo treze de marcas goianas como: Amarelo Mix, Isued, Jerônima Baco, Marlo Studio, Ophion e Praxedes já estão confirmadas no line up -, um desfile para apresentação do Concurso de Estilistas (estudantes das IES - instituições de Ensino Superior) com inscrições gratuitas e que devem ser realizadas, individualmente ou por times de até 3 estudantes, exclusivamente, por meio do formulário eletrônico até o dia 21 de junho, além do desfile dos alunos da 2ª edição do Senac Fashion School com mentoria do designer e diretor de criação Jum Nakao.
 
“Nosso objetivo é gerar a entrega das melhores tendências de moda alinhadas com um dos principais eixos da cadeia de produção criativa; para isso, também visamos promover o fomento, o desenvolvimento sustentável, a competitividade e o aperfeiçoamento técnico com o propósito de fortalecer os negócios da moda goiana. Para isso, trouxemos o Instituto Rio Moda, que foi criado para abrir espaço ao desenvolvimento de competências profissionais, visando à evolução da indústria da moda por meio das pessoas que nela trabalham, para trabalhar junto a 22 marcas autorais goianas, que estarão expostas no evento. Queremos, com isso, que o mercado consiga perceber o valor agregado que já existe na moda aqui desenvolvida”, destaca Thais Oliveira, Gestora estadual de moda do Sebrae Goiás.
 
Além da passarela
Rodadas de negócios, talks e palestras continuam presentes no cronograma da Amarê Fashion – Semana da Moda Goiana. Neste ano, as rodas voltadas a micro e pequenos empresários goianos do segmento da moda que querem ampliar sua presença nacionalmente trará como novidade um portfólio dos participantes, melhorando a visibilidade e padronizando de uma forma mais efetiva a apresentação dos produtos.  
“A Amarê vem se destacando e conquistando público de diferentes regiões do Brasil, o que mostra o potencial da cadeia produtiva goiana e que vem aumentando exponencialmente os negócios das empresas que participam do evento”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac, Marcelo Baiocchi. 
 
Os talks e palestras trarão empreendedores goianos e nacionais - alguns com projeção internacional - para uma troca mais profunda de experiências sobre o mercado da moda. E um Guia sobre Inteligência Artificial será lançado na abertura do evento com importantes informações para o mercado PME.
 
Profissionalização gratuita
O Governo de Goiás leva para a Semana da Moda Goiana a qualificação e capacitação profissional gratuita, que de 2023 até julho deste ano inseriu mais de 10.600 profissionais no segmento através de cursos como Corte e Costura, Modelagem, Processos Têxteis, Biojoias, entre outros. Durante a Amarê, o Colégio Tecnológico de Goiás (Cotec) estará presente divulgando os cursos disponíveis na área da moda e também com exposição de trabalhos feitos por alunos. Atividades interativas e outras ações vão compor o estande do governo no evento. 
 
Neste ano, a produção de moda no Cotec terá espaço na passarela da Amarê. Com tema “Cores do Cerrado”, alunos de nove unidades vão apresentar peças conceituais e comerciais trabalhadas em duas paletas de cores pré-definidas, representando fauna e flora da região, em tecidos que dão passagem à criatividade dos alunos, como sarja, linho e crepe georgette. 
 
“A atual gestão reconhece o mercado da moda como grande gerador de emprego, renda e força motriz para o desenvolvimento econômico do estado. Investimos mais de R$ 100 milhões em equipamentos e estruturas nos Colégios Tecnológicos de Goiás, além de R$ 6 milhões somente em incentivo para empreendedores da moda abrirem o próprio negócio. E durante a Amarê, o público reconhecerá no Cotec a educação profissionalizante gratuita de muita qualidade que o Governo de Goiás oferece”, destaca o secretário de estado da Retomada, César Moura.
 
A terceira edição da Amarê Fashion – Semana da Moda Goiana tem como intuito alcançar cada vez mais a comunidade relacionada à moda, como empreendedores, estudantes e profissionais autônomos, formadores de opinião e imprensa especializada, além de representantes de classe, como associações de sindicatos do setor. Além do público específico de moda, o evento também será aberto ao público em geral.
 
Sobre a Amarê Fashion
A Amarê Fashion – Semana da Moda Goiana, realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac Goiás) e Governo de Goiás, tem como propósito entregar a todos os atores do mercado da moda goiana, os mais assertivos insigths e tendências para alavancarem seus negócios, seja para o empreendedor com mais experiência de mercado, seja para o novo empreendedor, seja para o estudante de moda, seja para o produtor de algodão, seja para o lado autêntico da moda autoral ou para o lado veloz do fast fashion. Em sua terceira edição, o evento contribui para o fortalecimento do estado de Goiás, de suas riquezas, do seu povo, de sua cultura, e claro, da moda goiana.
 


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351