O presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, celebrou o sucesso do evento e destacou a importância do trabalho conjunto entre as cooperativas e o poder público. “A Câmara Municipal aprovou a lei colocando o Dia do Cooperativismo no calendário de Ceres. Esse dia está sendo possível, porque cada cooperativa acreditou na nossa iniciativa. Esse é o primeiro Dia do Cooperativismo em Ceres e espero, a cada ano, contar com o apoio de vocês. O cooperativismo é muito importante na comunidade. Além de gerar renda, gera movimentação econômica na cidade”, afirma Pereira.
Para o prefeito Edmario de Castro Barbosa, a data representa um marco importante para o reconhecimento do papel fundamental que o cooperativismo desempenha no desenvolvimento do município. “Temos a convicção de que o cooperativismo tem feito a diferença em Ceres, tanto em relação ao comércio, quanto ao acesso ao crédito e em tudo aquilo que faz o comércio crescer. As cooperativas geram emprego e renda, impulsionam a economia local e contribuem para a qualidade de vida da população”, ressalta o prefeito.
O Dia do Cooperativismo em Ceres foi mais do que um evento para celebrar a história e os valores do cooperativismo. Foi um dia para fortalecer os laços entre as cooperativas, o poder público e a comunidade. É o que destaca Fernando de Araújo Gomes, gerente de Marketing, Comunicação e Evento da Unimed Cerrado. A cooperativa participou da primeira edição da festa, com a promoção de atividades que estimulam a prática de exercícios, a saúde e bem-estar, além do sorteio de brindes. “É de suma importância participar de eventos em prol do social. Estamos muito satisfeitos com a primeira edição do Dia do Cooperativismo em Ceres e esperamos que outras edições ocorram aqui”, diz. “Nós sempre vamos apoiar essa iniciativa, que promove ações sociais em prol da população”, completa.
Gerente de agência do Sicredi de Ceres, Raul Pedro Rodrigues Ferreira enalteceu a realização do evento na cidade. Entre os serviços disponibilizados pela cooperativa na programação, as orientações sobre educação financeira para crianças foram as mais procuradas. “Este evento demonstra que, no cooperativismo, não somos concorrentes, mas sim parceiros, coirmãos”, destacou Ferreira, mencionando que o Sicredi de Ceres também garantiu a alegria da criançada, com pinturas faciais, brincadeiras e distribuição de picolés.
A grande aceitação do público e o interesse pelo cooperativismo chamaram a atenção de José Maurício de Oliveira, presidente do Sicoob Credicer, que também esteve presente no Dia do Cooperativismo de Ceres, com serviços de consultoria financeira e distribuição de brindes. “Apresentamos informações sobre o sistema financeiro cooperativo e sobre abertura de novas contas”, mencionou Oliveira, enfatizando que o cooperativismo é um sistema fundamental para a geração de emprego e renda. Para ele, o Dia do Cooperativismo permite um contato direto com o público e, conforme defende, a ideia deve ser replicada. “Temos um grande leque de possibilidades para trabalhar, e muitas pessoas ainda não têm conhecimento sobre o funcionamento do cooperativismo de crédito”, acrescentou.
Os moradores de Ceres marcaram presença em peso. A professora Elis Regina fez questão de participar das atividades gratuitas oferecidas pelo Sistema OCB/GO e pelas cooperativas participantes. “Uma organização impecável! Estou aqui com um adolescente de 14 anos, uma criança de 4 e outra de 1 ano. Há atividades diversificadas para todos eles”, elogiou Regina, defendendo a realização de novas edições do Dia do Cooperativismo.
Entre as cooperativas que promoveram a 1ª edição do evento em Ceres estão Sicoob Credicer, Sicoob Unicentro Norte Brasileiro, Sicredi, Unimed Vale do São Patrício, Cooperfamiliar Ceres e Uniodonto Goiânia. Além delas, as atividades contaram com a participação de vários parceiros, como o Sebrae Goiás e o Senar Goiás.
Leia mais:
Fred Rodrigues recebe sugestões do Sistema OCB/GO para seu plano de governo