Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Tecnologia

Hospitais de Goiás não foram afetados por apagão cibernético mundial

Secretarias de saúde não tiveram instabilidade | 19.07.24 - 15:24 Hospitais de Goiás não foram afetados por apagão cibernético mundial Hospital Estadual de Urgências Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) (Foto: SES)
Victor Santos

Goiânia -
O apagão cibernético que afetou sistemas de software de todo o mundo na manhã desta sexta-feira (19/7) não impactou hospitais públicos e privados de Goiânia e Aparecida de Goiânia. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), até o momento, nenhum tipo de problema nos sistemas das unidades de saúde estaduais em decorrência do apagão foi identificado.

Em Aparecida de Goiânia também não houve registros de instabilidade nos sistemas. A reportagem entrou em contato com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Goiânia, mas ainda não obteve resposta.

Também não foram registradas intercorrências em hospitais da rede privada de Goiás. A Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg), informou que nenhuma unidade da rede particular foi afetada. Hospitais geridos pelo grupo Einstein em Goiânia também não foram afetados.

Apagão mundial
O apagão cibernético que aconteceu nesta sexta-feira (19/7) foi atribuído a uma ampla falha da Microsoft. A queda em sistemas operacionais teria sido causada por uma atualização da empresa CrowdStrike, do ramo de segurança cibernética. A companhia informou que o incidente não se trata de algum tipo de ciberataque.
 
"Compreendemos a gravidade da situação e lamentamos profundamente o transtorno e a perturbação. Estamos trabalhando com todos os clientes afetados para garantir que os sistemas estejam funcionando e que possam fornecer os serviços com os quais seus clientes contam. Conforme observado anteriormente, o problema foi identificado e uma correção foi implantada. Houve um problema com uma atualização de conteúdo do Falcon para hosts do Windows!", disse o CEO da CrowdStrike, George Kurtz, em post no X (antigo Twitter).

A falha afetou aeroportos, bancos, aplicativos e sistemas de comunicação de todo o mundo. O Aeroporto Internacional de Goiânia chegou a registrar atrasos de voos devido ao apagão. No Brasil, voos da Azul e o sistema do banco Bradesco também foram afetados.

Leia mais:
Aeroporto de Goiânia registra atrasos de voos após apagão cibernético

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351