Goiânia possui novos locais com internet grátis (foto: Jackson Rodrigues)
A Redação
Goiânia - O programa Goiânia Conecta foi apresentado nesta segunda-feira (24/6), pelo prefeito Rogério Cruz. O político vistoriou locais de Wi-fi gratuito na capital, a exemplo da Praça Universitária, Praça Tamandaré e Parque Vaca Brava e o Centro de Controle Integrado (CCI), que faz o monitoramento por câmeras, no Paço Municipal, e também anunciou novas instalações na cidade.
“Ja são mais de 30 pontos de internet grátis da Prefeitura de Goiânia, Wi-Fi gratuito. Estamos agora espalhando esses pontos, e teremos mais 20 ainda para ser instalados aqui na cidade de Goiânia, e, principalmente, voltado ao Centro de Goiânia. Isso é bom para a segurança do cidadão, a segurança das pessoas que andam na cidade e que querem se sentir bem junto à sua família ao passear por Goiânia”, explicou, no início da agenda, na Praça Universitária.
Rogério Cruz também mostrou as novidades do aplicativo Goiânia 24h. Além dos agendamentos da Saúde, a partir de agora será possível comprar bilhetes de estacionamento da Área Azul e ingressos para o Zoológico.
Para promover a conectividade, foram instalados 300 km de backbone e fibras de distribuição, permitindo o acesso à internet para câmeras de segurança e dispositivos da Internet das Coisas (IoT). A Prefeitura conta, atualmente, com 50 dispositivos IoT, instalados em pontos estratégicos da cidade, monitorando temperatura, umidade e pressão atmosférica para prevenir desastres naturais, como enchentes, em áreas identificadas pela Defesa Civil.
“Estamos conseguindo incluir todas essas novidades para Goiania se tornar cada vez mais uma cidade inteligente. Então, estamos incluindo agora a rede Wi-Fi, os IoTs para poder a inteligência artificial fazer leitura de temperatura, nos ajudar com relação a leitura de placa, aglomeração de pessoas e muito mais benefícios”, disse a superintendente de Inovação Ciência e Tecnologia da Sictec, Jordana Vilela.
No que diz respeito ao videomonitoramento, foram adquiridas 345 novas câmeras, incluindo modelos bullets, speed dome e LPR (leitura de placas), integradas ao Centro de Controle Integrado (CCI), totalizando 3.195 câmeras de videomonitoramento em toda a cidade.
O CCI foi ampliado, contando com a participação de diversos órgãos, como a Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), a Agência da Guarda Civil Metropolitana (GCM), a Defesa Civil e técnicos especializados da Sictec.
Uma Parceria Público-Privada (PPP) foi estabelecida para ampliar o monitoramento, possibilitando o acesso do CCI a câmeras privadas externas. Isso inclui o uso de software de inteligência artificial para detectar placas, pessoas e objetos suspeitos, visando aprimorar a segurança e auxiliar os órgãos de segurança pública.
“Aqui são mais de 3 mil câmaras que temos conectadas na nossa CCI em controle com a GCM e SMM, para trazer segurança à nossa cidade. É um trabalho que a Prefeitura de Goiânia vem realizando desde o início da nossa gestão para que possamos, através da tecnologia, trazer segurança, paz, tranquilidade para as pessoas que andam na nossa cidade, para quem trafega nas nossas vias públicas”, disse.
Aplicativo Goiânia 24h
O Aplicativo Goiânia 24 horas está funcionando para agendamentos na área da saúde, e a partir de agora será ampliado. Por meio dele, será possível adquirir bilhetes da área azul e ingressos do Zoológico.
Pontos com Wi-fi
Rua 3 / Rua 8
Rua 84 / Rua 86 - Área interna Praça do Cruzeiro
Praça Prof. Gumercindo Inácio Pereira /Centro praça Moreira
Parque Flamboyant - Lado Rua 46 / Rua 49
Campo do Muranga - Vila Redenção
Praça do Ipê
Av. Assis Chateaubriand - Tamandaré Leste
República do Líbano - Tamandaré sul
República do Líbano - Tamandaré Norte
Av. Anhanguera c/ República do Líbano
Casa de Vidro
Isidória I
Isidória II
Terminal Paulo Garcia I
Terminal Paulo Garcia II
Terminal Hailé Pinheiro - I
Terminal Hailé Pinheiro - II
Parque Flamboyant - Lago
Av. T-3 x Av. T-10 - Vaca Brava
Interna 1 – Lago Vaca Brava
R. T-66 – Vaca Brava
R. T-66 x Av T-5 - Vaca Brava
Av T-15 x Rua T-68