A Redação
Goiânia - A Secretaria Municipal de Saúde ofertará mais de 20 serviços no 5° Mutirão de 2024 que a Prefeitura de Goiânia realiza neste fim de semana, na Praça da Feira, localizada na Rua JC-1 c/ Av. do Povo e Rua da Divisa, no Jardim Curitiba, Região Noroeste da capital. Uma das novidades desta edição são os consultórios para pacientes com risco cardíaco.
“Sabemos que a prevenção é a melhor forma de cuidar da saúde, por isso estamos empenhados em proporcionar a todos a oportunidade de realizar exames e consultas de forma eficaz e acessível”, ressalta o prefeito Rogério.
Os atendimentos de saúde serão disponibilizados em 40 salas e três stands montados em uma área de mais de 100 metros lineares, com início nesta sexta-feira (21/6).
Ao todo, foram montados sete consultórios médicos no local, sendo dois para consultas por demanda espontânea e cinco para atendimento dos pacientes do risco cardíaco, que são mais de 300 moradores identificados pela Inteligência Artificial com possibilidades reais de desenvolverem doenças cardíacas e que foram agendados durante visitas dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).
Além disso, a prefeitura ofertará duas mil consultas oftalmológicas, risco cirúrgico com cardiologista, exames de laboratório, quatro salas de vacina onde a população poderá colocar a caderneta de vacinação em dia, e práticas integrativas como a auriculoterapia.
Entre os exames a serem ofertados estão: 280 ultrassonografias (mama, próstata, abdome total e superior), 120 eletrocardiogramas e 280 doppler. Para atender aos pacientes que aguardam por esses exames, 50% serão os já regulados pela SMS e 50% por demanda espontânea. Também foram montados stands de orientações sobre promoção da saúde (alimentação saudável, tabagismo e atividade física) e aferição de pressão arterial e glicemia.
Nesta edição ainda serão realizados testes para Covid-19 e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), solicitação de mamografia, prevenção de câncer de colo de útero e de boca, além da entrega de kit higiene bucal. Para a proteção dos animais haverá vacina antirrábica.
Leia mais: