A Redação
Goiânia - Quatro unidades educacionais da Rede Municipal de Educação de Aparecida de Goiânia ficaram entre as 150 vencedoras do Prêmio Leia 2023. A premiação, que é conferida pelo Governo do Estado de Goiás às escolas participantes do Programa AlfaMais Goiás com os melhores desempenhos em alfabetização, foi entregue nesta quinta-feira, 16, no Centro de Convenções, em Anápolis.
As escolas vencedoras de Aparecida de Goiânia foram as Emeis Retiro do Bosque (Setor Retiro do Bosque) e Wilsonina de Fátima (Setor Agenor Modesto), que atuam na modalidade ensino de tempo integral, e também as escolas municipais de tempo regular, Maria Gomes (Colonial Sul) e Benedito Rodrigues Siqueira (Jardim dos Buritis). Cada unidade escolar recebeu como prêmio um cheque no valor de R$80 mil, quantia que deverá ser investida na própria instituição educacional.
Para o prefeito Vilmar Marianoa premiação conferida às escolas é o reconhecimento do trabalho em parceria entre o governo do estado de Goiás e as prefeituras. “O governador Ronaldo Caiado tem sido sensível à educação pública e vem contribuindo com investimentos para que nossas crianças sejam alfabetizadas na idade certa, influenciando desta maneira na qualidade do ensino de nossa cidade”, avaliou.
A secretária municipal de Educação de Aparecida, Idelma Oliveira, destacou a importância da premiação como uma forma de reconhecer o empenho das escolas. “Nossa rede vem trabalhando com muita seriedade para melhorar os índices dos resultados e o AlfaMais é um trabalho colaborativo visando à melhoria do desempenho da aprendizagem em alfabetização”, comentou.
Para o governador Ronaldo Caiado investir na Educação sempre será o plano de governo mais importante do seu mandato. "Tenho trabalhado para que a educação de Goiás seja uma das melhores do país. Para isso tenho investido em materiais de qualidade p.ara que professores e alunos possam usufruir do melhor que a educação tem a oferecer", concluiu.
O Prêmio Leia, instituído pelo Programa AlfaMais Goiás, está em sua segunda edição e é concedido às escolas cujos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental apresentaram os maiores níveis de proficiência. Os resultados são obtidos do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego-Alfa). “A premiação é um reconhecimento pelos esforços das prefeituras, porque hoje, com o esforço desses parceiros ao lado do Estado, 66% das crianças do estado de Goiás são alfabetizadas na idade certa”.
Daniel Vilela, vice-governador, parabenizou todos os envolvidos no programa AlfaMais. “Juntos, nós estamos construindo um futuro melhor para o nosso estado, qualificando e dando oportunidades para as crianças e jovens que futuramente terão a responsabilidade de liderar e serão a nossa camada produtiva”, concluiu.
Leia mais
Prefeitura de Aparecida implementa tecnologia para combate ao Aedes aegypti