Ludymila Siqueira
Goiânia - Além de equipes do Corpo de Bombeiros de Goiás (CBMGO) que já estão no Rio Grande do Sul, estado afetado por enchentes, 47 policiais militares e 12 policiais penais de Goiás também seguem para o Sul do País para reforçar a segurança pública e oferecer ajuda humanitária às comunidades locais. O anúncio do envio foi oficializado pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado, em solenidade realizada na Praça Cívica na manhã desta sexta-feira (17/5), ocasião em que foi lançada a operação 'Brasil é um só', que também reúne esforços de outros estados brasileiros.
Caiado destacou, durante o lançamento da iniciativa, que a medida é importante em razão do grande número de saques registrados em casas e comércios no Estado gaúcho. Citou, ainda, casos de crimes cometidos em abrigos que acolhem mulheres em crianças. “É um momento de solidariedade. Vamos dar a certeza ao povo gaúcho, com determinação e preparo, de como devem ser protegidos diante de pessoas que acham que estão acima do Estado. São gestos como esses que servem como exemplo para crianças, jovens e adultos sobre solidariedade”, destacou o governador ao parabenizar os policiais goianos que seguem para a missão.
Governador de Goiás, Ronaldo Caiado (Foto: Letícia Coqueiro/jornal A Redação)
As equipes que vão para o Rio Grande do Sul integram os Batalhões do Comando de Operações Especiais (COD), Rondas Ostensivas Táticas (Rotam), Grupo de Operações Penitenciárias (GOP) e Batalhão Ambiental. Todos os policiais se voluntariaram a participar da operação. A previsão é que eles fiquem no RS até o dia 31 de maio, quando ocorrerá o remanejamento de novos militares, conforme anunciado pelo governo do Estado.
(Foto: Letícia Coqueiro/jornal A Redação)
Durante o evento na Praça Cívica, Caiado reforçou que Goiás segue à disposição do povo gaúcho. Lembrou, ainda, do envio de dois caminhões carregados com produtos de primeira necessidade, como de higiene pessoal, de limpeza, colchões e cobertores. Um ônibus da Polícia Penal também será enviado para auxílio à segurança pública do Rio Grande do Sul.
Leia mais:
FAB suspende temporariamente a coleta de água e roupas para o RS; saiba o que doar