A Redação
Goiânia - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai ofertar mais de 20 serviços na quarta edição de 2024 do Mutirão da Prefeitura de Goiânia, que neste fim de semana (18 e 19/5) ocorre no Residencial Buena Vista, na região Oeste da capital. Uma das novidades desta edição é o atendimento especial aos moradores da região que são diabéticos, fumantes e/ou hipertensos.
São mais de 400 pessoas que passarão por consultas dentro do Programa de Combate ao Risco Cardiovascular, que ajuda na prevenção e detecção de doenças cardíacas. Todos foram agendados previamente em visitas realizadas pelos agentes Comunitários de Saúde (ACSs). Quem apresentar problemas terá acompanhamento adequado.
“Mais de 50% dos óbitos em todo o mundo são causados por doenças cardiovasculares, que compreendem a arteriosclerose, que é o endurecimento das artérias e que levam a infartos, derrames cerebrais, insuficiência renal e várias outras complicações. A prevenção e detecção do problema de forma precoce pode mudar a triste realidade atual, por isso incluímos o Risco Cardiovascular no Mutirão de Goiânia”, afirma o secretário de Saúde, Wilson Pollara.
Mutirão
Nesta edição do Residencial Buena Vista, a prefeitura vai ofertar, sem agendamento, duas mil consultas oftalmológicas, 200 atendimentos de Clínica Médica Geral, prevenção do câncer de boca, entrega de kit higiene bucal, solicitação de mamografia, realização de testes para Covid-19 e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
Entre os exames a serem ofertados estão: 280 ultrassonografias (mama, próstata, abdome total e superior); 120 eletrocardiogramas e 280 doppler. Para atender aos pacientes que aguardam por esses exames, 50% serão os já regulados pela SMS e 50% por demanda espontânea. Ainda haverá 96 atendimentos de risco cirúrgico, com cardiologista.
Também foram montadas quatro salas de vacina para colocar a caderneta de vacinação em dia, além de estandes de orientações sobre Promoção da Saúde (alimentação saudável, tabagismo, atividade física) e aferição de pressão arterial e glicemia. "Como tudo que estamos fazendo no Mutirão os serviços de saúde também são uma forma de cuidado com quem mora em nossa cidade”, destaca o prefeito Rogério Cruz.
Os serviços de saúde serão disponibilizados em 32 salas e três estandes em uma área de mais de 100 metros lineares. Os atendimentos serão iniciados a partir das 13h desta sexta-feira (17/5), seguirão no sábado (18/5), das 8h às 17h, e no domingo (19/5), das 8h às 12h.