Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

ELEIÇÕES 2024

Matheus Ribeiro propõe descentralizar gestão com criação de "subprefeituras"

Jornalista é pré-candidato do PSDB em Goiânia | 14.05.24 - 12:25 Matheus Ribeiro propõe descentralizar gestão com criação de "subprefeituras" Pré-candidato a prefeito de Goiânia pelo PSDB, Matheus Ribeiro em entrevista na sede do A Redação (Foto: Letícia Coqueiro/A Redação)
Ludymila Siqueira

Goiânia - 
Defendendo a bandeira da cidadania e da otimização da gestão pública, o jornalista e empresário Matheus Ribeiro, pré-candidato à Prefeitura de Goiânia pelo PSDB, apresentou suas principais propostas a serem trabalhadas durante a corrida eleitoral: a redução significativa do número de secretarias municipais e a criação de subprefeituras. Em entrevista exclusiva ao A Redação na manhã desta terça-feira (14/5), Ribeiro detalhou seu plano de enxugar a máquina pública, passando das atuais 29 pastas, segundo o tucano, para apenas 12. "Isso com subprefeituras em cada região da cidade para, assim, distribuir a mão de obra e gerir os serviços públicos nestas localidades, como serviços de limpeza urbana, educação, saúde e infraestrutura", defende. 
 
Apadrinhado politicamente pelo ex-governador Marconi Perillo, atual presidente nacional do PSDB, Matheus Ribeiro avalia que os gargalos da capital são muitos e, diante desse cenário, é necessário trabalhar um plano de propostas que englobe todos os segmentos da gestão. "Quem mora em Goiânia está infeliz. A cidade não anda, as famílias não conseguem vagas em creches, lixo não é recolhido, entre outros problemas. Precisamos resgatar a identidade de Goiânia e também a felicidade das pessoas, com a esperança de que a cidade vai trabalhar em favor e junto a todos os cidadãos. Sendo assim, nosso principal objetivo é estruturar ações objetivas e eficientes para cada segmento da sociedade", destaca o pré-candidato, que realizou visita à sede do AR, no Setor Sul. 

Experiência 
Mais jovem entre os pré-candidatos ao Paço Municipal de Goiânia, Matheus Ribeiro avalia que a pouca experiência na política não deve interferir em uma boa gestão dentro da Prefeitura. O tucano ressalta que, apesar de ainda não ter ocupado um cargo eletivo, sempre construiu trajetórias firmadas em diálogos. "Dessa forma,  penso em construir uma gestão em que nós consigamos formar uma administração de vários profissionais que estão dispostos a construir para a cidade e não em torno de um projeto político de poder", pontua. "O prefeito não governa sozinho. É alguém que lidera um grupo em defesa de ideias para a cidade, em defesa de um projeto de trabalho. Precisamos fazer a pergunta sobre qual será o futuro de Goiânia, ou seja, qual cidade queremos daqui a 50 anos", completa. 

Matheus Ribeiro disputou cadeira na Câmara dos Deputados nas eleições de 2022. Nas eleições passadas, conforme pontua, o jornalista somou quase 50 mil votos. "Apesar de bem votado, foi muito importante não ter sido um dos eleitos, porque me trouxe a possibilidade de uma autoanalise, fundamental para agora estar mais maduro dentro da política. Foi importante para reconhecer os principais motivos que me levam à política. Até porque, acho imporante citar isso, não vale ganhar a qualquer custo", afirma. 

Diálogos e alianças 
O PSDB, que já integra a federação junto ao Cidadania, busca alianças para composição de chapa para as eleições municipais deste ano. Não está descartada, no entanto, a possibilidade de chapa pura. De acordo com Matheus, a sigla mantém diálogos com outros partidos que têm uma "demonstração genuína de apreço pela Capital". "São poucas as siglas que têm a coragem que o PSDB tem, de ser oposição ao governo federal, ao governo do Estado e também oposição à Prefeitura. Não é uma decisão fácil, e muitos partidos acabam por preferir alianças com quem está no poder", avalia. 
 
Sobre o nome para ocupar a vaga de vice na chapa tucana, o pré-candidato afirma que essa construção deve ocorrer no cotidiano da política, de forma clara e precisa. "Temos no PSSB nomes capacitados, que muito me honraria em compor chapa. As conversas partidárias ainda estão abertas, e é necessário que assim permaneça pelo menos até os períodos das convenções. O partido está preparado caso precise seguir somente com a Federação PSDB-Cidadania".
 
Ainda durante a entrevista, o jornalista destacou que o ex-governador Marconi Perillo deve caminhar de forma ativa junto com ele durante a campanha. "O convite está mais que feito e, sempre que possível, que não seja apenas a presença dele, mas também quero conselhos. É uma pessoa por quem tenho um respeito, uma admiração, afinal de contas, foi o governador mais jovem do nosso Estado e que trouxe uma visão de inovação e eficiência para Goiás", lembra Matheus. 
 
Pesquisas
Matheus enfatiza que, apesar de não figurar entre os três pré-candidatos mais lembrados nas pesquisas de intenção de voto, seu nome tem registrado crescimento significativo. O cenário, segundo Matheus, é natural e, conforme pontua, há muito trabalho pela frente e, com isso, tempo para avançar mais na preferência do eleitorado da capital. 
 
"A pesquisa não é um veredito, muitas vezes o cenário pode mudar nas vésperas das eleições. Então, eu não considero que algo precise ser revertido, pelo contrário. Até porque, não temos obrigação de vencer e isso faz uma grande diferença. Perder uma eleição defendendo os valores que acredita, fazendo política de forma genuína, é um sentimento de dever cumprido", arremata ao ressaltar que não pretende fazer parte de um "vale tudo" pelo resultado eleitoral.


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351