Ludymila Siqueira
Goiânia - P
ré-candidatos se movimentam em busca da Prefeitura de Goiânia no pleito deste ano. Dentre os nomes, apenas uma mulher. Saiba quem são os pré-candidatos:
Sandro Mabel (União Brasil)
Presidente da Federação das Indústrias do Estado (Fieg), o empresário Sandro Mabel é pré-candidato a prefeito de Goiânia com o apoio do governador de Goiás, Ronaldo Caiado. Ambos são do União Brasil. Mabel, que tem se mostrado entusiasmado com o desafio, informou que busca uma mulher para compor a chapa no posto de vice.
Sandro Mabel, pré-candidato a prefeito de Goiânia (Foto: divulgação)
Sandro Mabel é ex-deputado federal por quatro mandatos e ex-assessor do ex-presidente Michel Temer (MDB). O escolhido de Caiado começou a carreira política em 1991 como deputado estadual. Depois, alcançou uma cadeira na Câmara, onde permaneceu por quatro mandatos: 1995 a 1999, 2003 a 2007, 2008 a 2011 e 2011 a 2015. Ele terminou a passagem pela Casa como vice-líder do MDB, uma das siglas que teve maior protagonismo no processo de impeachment de Dilma Rousseff (PT).
Adriana Accorsi
A delegada e deputada federal Adriana Accorsi (PT) é a única pré-candidata mulher na corrida eleitoral pelo Paço Municipal em Goiânia neste ano. Ela é filha de Darci Accorsi, professor, ex-prefeito da Capital e um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores em Goiás.
Adriana foi delegada titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente. Além disso, foi Secretária Municipal de Defesa Social de Goiânia convidada pelo então prefeito Paulo Garcia. Também foi a primeira mulher Delegada-Geral da Polícia Civil do Estado de Goiás.
Deputada federal e pré-candidata à Prefeitura de Goiânia pelo PT, Adriana Accorsi (Foto: divulgação)
Em 2014 foi eleita deputada estadual pelo PT-GO. Em 2018 foi reeleita para seu segundo mandato na Assembleia Legislativa de Goiás e em 2022 foi eleita a sexta deputada federal mais bem votada do Estado.
Gustavo Gayer
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) lançou a pré-candidatura do deputado federal Gustavo Gayer (PL) a prefeito de Goiânia. Ele foi o segundo deputado federal mais bem votado em Goiás no ano de 2022.
Gayer possui histórico familiar dentro do cenário político. Sua mãe, Maria da Conceição Gayer, foi vereadora, deputada estadual constituinte, secretária-geral do MDB de Goiás e fundadora do diretório local do extinto PDC. Seu bisavô, Plínio Gayer, foi deputado federal e colega de legenda do ex-presidente Juscelino Kubitschek, na época governador.
Deputado federal e pré-candidato a prefeito de Goiânia pelo PL, Gustavo Gayer (Foto: divulgação)
Apesar disso, Gayer tomou notoriedade na direita política, construindo imagem ao redor da pauta conservadora. Após o impeachment de Dilma Rousseff e diante da crescente popularidade de Jair Bolsonaro em 2016, utilizou suas redes sociais para se aproximar de formadores de opinião na direita goiana.
Vanderlan Cardoso
Após diversos adiamentos, Vanderlan Cardoso foi oficializado como pré-candidato do PSD para a disputa pela Prefeitura de Goiânia. O empresário entrou para a vida política em 2004, quando disputou a eleição para prefeito de Senador Canedo, na região metropolitana de Goiânia.
Eleito naquele ano e reeleito em 2008, o empresário deixou a prefeitura em 2010 para disputar o governo de Goiás, cargo que disputou novamente sem sucesso em 2014. Em 2016 foi candidato a prefeito de Goiânia, também sem sucesso.
Senador Vanderlan Cardoso, pré-candidato a prefeito de Goiânia pelo PSD (Foto: divulgação)
Em 2022, Vanderlan foi eleito senador por Goiás com 39,1% dos votos. No Senado, comanda a Comissão de Assuntos Econômicos.
Leonardo Rizzo
O empresário do ramo imobiliário Leonardo Rizzo é o pré-candidato do Partido Novo na disputa pela Prefeitura de Goiânia neste ano. Ele é fundador e presidente da Rizzo Imobiliária. Atua no mercado há mais de 44 anos. Formado em economia pela Universidade Católica de Goiás (hoje Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás), é empreendedor, idealizador e defensor de causas culturais e ambientais.
Em 2022, Leonardo Rizzo disputou, sem sucesso, o Senado Federal. Apesar de nunca ter ocupado cargo público, Leonardo Rizzo teve atuação política em importante momento da história da cultura goiana, sendo o primeiro deles quando em 1998, junto com Siron Franco, Washington Novaes, Brasilete Caiado, Antolinda Borges e muitas outras pessoas, fundou o Movimento Pró-cidade de Goiás pelo tombamento do município como Patrimônio da Humanidade junto à Unesco. O título foi conquistado em 2001.
Pré-candidato a prefeito de Goiânia pelo partido Novo, Leonardo Rizzo (Foto: divulgação)
Rogério Cruz
Atual prefeito de Goiânia, Rogério Cruz deixou o partido Republicanos e se filiou ao Solidariedade para buscar a reeleição em outubro deste ano. Em 2012, foi eleito vereador (mandato 2013-2016), com 7.774 votos, sendo o único candidato a vereador que teve votos em todas as urnas de todas as seções eleitorais de Goiânia. Foi reeleito em 2016 para o segundo mandato, com 8.311 votos, o quarto vereador mais votado da legislatura.
Prefeito de Goiânia, Rogério Cruz busca reeleição pelo Solidariedade (Foto: Prefeitura de Goiânia)
Foi Secretário de Gestão de Pessoas do município de Goiânia em 2013. Foi também o 2º Vice-Presidente da Câmara Municipal de Goiânia – biênio 2013/2014; 2015-2016; 2017-2018; 2019-2020.
Matheus Ribeiro
O jornalista Matheus Ribeiro é o pré-candidato do PSDB em Goiânia. O comunicador é aposta do ex-governador Marconi Perillo, presidente nacional do partido tucano.
Pré-candidato pelo PSDB em Goiânia, Matheus Ribeiro (Foto: Divulgação)
Matheus Ribeiro disputou, sem sucesso, uma cadeira na Câmara dos Deputados em 2022, recebendo 50 mil votos. Se eleito em Goiânia, será o mais jovem mandatário da história da capital.