Adriana Marinelli
Goiânia - O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, se solidarizou com a população do Rio Grande do Sul e fez um apelo por união nacional em prol do estado gaúcho, que enfrenta estragos provocados por temporais nos últimos dias. Ao menos 32 pessoas morreram e mais de 60 estão desaparecidas após enchentes provocadas por fortes chuvas no estado. "Quero expressar minha total solidariedade ao povo gaúcho, especialmente às famílias afetadas. Mais do que nunca, é o momento de todo o Brasil se unir para ajudar o Rio Grande do Sul", disse Caiado em vídeo publicado nas redes sociais.
Na publicação, Caiado destaca o envio de ajuda de Goiás para o enfrentamento do problema no Sul. "Enviamos viaturas, embarcações, cães farejadores, mergulhadores, especialistas em lidar com desastres para auxiliar no salvamento de vidas e no resgate de vítimas. Serão mais de 20 bombeiros nesse primeiro momento. Também estamos em contato com as autoridades locais e já coloquei à disposição mais equipes, caso seja necessário. Contem com os goianos", completou.
Cenário
O Rio Grande do Sul já registra 32 mortes em decorrência das chuvas que atingem o estado nos últimos dias. Também há ao menos 60 pessoas desaparecidas no estado. Segundo o governador Eduardo Leite, os números devem subir nos próximos dias, já que há muitas áreas afetadas.
O total de pessoas em abrigos passa de 4,6 mil e outras 10 mil estão desalojadas. O número de municípios afetados chegou a 154. O governador pediu atenção especial das pessoas para que levem a sério as recomendações de evacuação de locais atingidos. “Estamos em uma situação absurdamente excepcional”.
Leia mais:
Governo federal monta sala de situação para acompanhar enchentes no RS