A Redação
Goiânia - A segunda edição da Semana do Cooperativismo em Rio Verde reuniu mais de 8 mil pessoas. O evento, que teve início na segunda-feira (22/4), promoveu serviços de saúde, educação, economia, agricultura, apresentações artísticas e ofertas de trabalho para a população da cidade. Além da assistência social, buscou destacar a importância do cooperativismo na comunidade. A Semana do Cooperativismo teve seu encerramento no último sábado (27) e contou com diversas apresentações culturais no Parque Ecológico Lauro Martins Filho.
O evento foi promovido pelo Sistema OCB/GO, juntamente com as cooperativas locais, em parceria com a Prefeitura Municipal. O presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, destacou a importância de Rio Verde para o cooperativismo goiano e relembrou o propósito das ações. “O propósito dessas iniciativas nos municípios é promover e consolidar o modelo cooperativo, além de destacar e comemorar as atividades socioambientais realizadas pelas cooperativas ao longo do ano”.
A programação contou com palestras sobre educação financeira, atividades educativas, culturais e oferta de serviços e produtos das cooperativas da região Sudoeste de Goiás. A Semana do Cooperativismo ofereceu serviços de atenção à saúde para os moradores, como aferição de pressão, solicitação de mamografia, acupuntura e massagens, vacinação e também doação de mudas e ração para animais e aulas de dança.
Presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira (Foto: Cristiano Borges)
Polo regional
Além de promover o desenvolvimento econômico e alcançar resultados, a visão cooperativista também apresenta um compromisso com a distribuição equitativa da renda. Para Luís Alberto, o principal objetivo da Semana do Cooperativismo é levar essa bandeira, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.
O coordenador do Núcleo Cooperativo Sudoeste, Marcelo Ferreira de Oliveira, garantiu que a OCB/GO pretende expandir a Semana do Cooperativismo de Rio Verde cada vez mais. “A cada ano as cooperativas se interessam e participam mais”, comemora.
As ações foram realizadas em locais diferentes pelas seguintes cooperativas: Comigo, Coopersag, Coopertac-GO, Sicredi, Sicoob Credi-Comigo, Sicoob Empresarial, Sicoob Credi-Rural, Sicoob Unicidades, Uniodonto Sudoeste Goiano, Coopercarne, Unimed Rio Verde, Coop-Recicla e Cooproves.
Semana do Cooperativismo
Em 2022, foi aprovado um projeto de lei que instituiu a Semana do Cooperativismo no Calendário Oficial de Rio Verde. Proposto pela Prefeitura Municipal, o objetivo da legislação é fomentar o desenvolvimento de uma cultura de cooperação, fundamentada nos valores e princípios do cooperativismo.
Além disso, a semana dedicada ao cooperativismo busca celebrar essa cultura, destacar as boas práticas implementadas pelas cooperativas locais e promover a conscientização sobre a importância da cooperação, bem como dos produtos e serviços que as cooperativas oferecem à comunidade.
Leia mais: