Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Educação

OAB-GO cria comissão de prevenção e combate ao bullying em Goiás

Projeto irá criar canal de denúncias | 29.04.24 - 11:10 OAB-GO cria comissão de prevenção e combate ao bullying em Goiás Alessandra Almeida, Karoline Fleury Morais, Rafael Lara Martins, André Luiz Aidar Alves, Nathália Iskandar e Millene Baldy durante solenidade de criação da comissão (FOTO: LETÍCIA COQUEIRO/A REDAÇÃO)
Victor Santos

Goiânia -
A Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Goiás (OAB-GO) oficializou nesta segunda-feira (29/4) a criação da Comissão Especial de Prevenção e Combate ao Bullying nas escolas de Goiás, durante solenidade realizada na sede da autarquia, em Goiânia. O projeto tem como objetivo criar um canal de denúncias para que as vítimas de violência escolar possam denunciar e informar a ocorrência dos crimes e a realização de palestras nas unidades de ensino, como forma de prevenção. Tomaram posse como membros diretores da comissão o presidente, André Luiz Aidar Alves, Karoline Fleury Morais como vice-presidente e Nathália Iskandar como secretária-geral.

"Hoje estamos dando um importante passo, visando ser parceiros das secretarias estadual de educação e municipais de educação, e aqui especialmente a da capital. E esse importante passo na prevenção e combate ao bullying, eu tenho certeza que é um marco para que a gente possa fazer um trabalho efetivo nessa que é uma pauta tão importante", destacou o presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins.


Rafael Lara Martins, presidente da OAB-GO (Foto: Letícia Coqueiro/A Redação)

Martins explicou como a comissão irá funcionar na prática. "O trabalho de prevenção vai ser realizado por meio de palestras e estudos dentro da ordem, palestras nas escolas, levar à população uma grande campanha que será lançada pela ordem e pelas secretarias, se elas entenderem que devem aderir, que é a campanha bullying não é legal. E nessa campanha, além de todo esse trabalho informativo e de prevenção, nós teremos um trabalho de combate, um trabalho de criação de canais de denúncia, de amparo às famílias, especialmente as famílias carentes, para poder amparar aquelas famílias juridicamente falando que são vítimas de bullying", disse.

Leia mais:
OAB-GO promove o III Simpósio de Direito Eleitoral em Goiânia


A Secretária Executiva da ecretaria Municipal de Educação de Goiânia, Millene Baldy, comentou a respeito da parceria entre a OAB-GO e a prefeitura de Goiânia no combate ao bullying.  "A gente faz um programa de combate e de proteção com circunstâncias às vezes muito específicas e genéricas. Então a gente está sempre em busca de projetos e parcerias. Inclusive agora, com a participação da OAB-GO, aumentando e fazendo crescer cada vez mais esse tema que é tão importante, fazendo um trabalho de combate muito maior do que já vem sendo feito ao longo da história da Secretaria", disse.


Millene Baldy Secretária Executiva da ecretaria Municipal de Educação de Goiânia (Foto: Letícia Coqueiro/A Redação)

A Comissão também irá trabalhar em conjunto com a educação do Estado. "Essa importante ação da OAB-GO vem fortalecer as nossas ações pedagógicas no sentido de olhar para esse estudante, que pratica esse tipo de atividade tão ruim que é o bullying, preparando esse estudante para também atuar na prevenção. Então a gente não quer que só o professor seja repertoriado. Então essa ação com palestra, rodas de conversa, outras ações que a OAB vem propondo, vai fortalecer o estudante no sentido dele também combater, dele fazer as devidas intervenções para que esse tipo de atitude não aconteça" afirmou a diretora pedagógica da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Alessandra Almeida.

Alessandra também explicou como o estudante pode denunciar o bullying nas escolas: "Todas as nossas equipes gestoras já são orientadas a acatar, a receber essas denúncias. Então o estudante já sabe que ao sofrer bullying ou presenciar a atitude de bullying, que ele precisa procurar a equipe gestora, a diretora da escola, coordenação pedagógica, para que essas pessoas entrem em contato com a nossa equipe de psicólogos e assistentes sociais, para que as devidas tratativas venham a acontecer, para que esse tipo de atitude não aconteça mais em escola".

A secretária estadual da Educação, Alessandra Almeida (Foto: Letícia Coqueiro/A Redação)

O diretor da Comissão Especial de Prevenção e Combate ao Bullying, André Luiz Aidar Alves, afirmou que os trabalhos começam de forma imediata. "A comissão está começando seus trabalhos exatamente hoje, nós temos aí uma série de reuniões que serão realizadas junto com a Secretaria Municipal da Educação de Boiânia, com a Secretaria Estadual de Educação", relatou.


André Luiz também deu detalhes do funcionamento do futuro canal de denúncias, que será criado pela comissão em parceria com órgãos públicos: "O objetivo é que o canal seja o mais amplo possível, então nós vamos disponibilizar um número de WhatsApp, um número de telefone para que essa comunicação seja instantânea". 


André Luiz Aidar Alves, presidente da Comissão Especial de Prevenção e Combate ao Bullying (Foto: Letícia Coqueiro/A Redação)
 


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351