Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Unidades ficaram entre as melhores do país | 20.04.24 - 14:06
Hospital foi inaugurado em 2018 (Foto: Arquivo Secom Aparecida)A Redação
Goiânia – Na tarde de quinta-feira (18/4) o Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia Iris Rezende Machado (HMAP), unidade construída e mantida pela prefeitura e administrada pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, recebeu oficialmente o “Selo Eficiente de Melhores UTIs do Brasil - Amib/Epimed” referente ao ano de 2023. O Hospital integra o Programa SMS APG Governança Clínica, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A certificação destaca UTIs com alta performance no país.
O selo é concedido desde 2016 numa parceria entre a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) e a Epimed e ressalta a excelência e a eficiência em diversos níveis das UTIs na assistência à população no Sistema Único de Saúde (SUS). A certificação reconhece o alto nível atingido em indicadores da Matriz de Eficiência: Taxa de Mortalidade Padronizada e a Taxa de Utilização de Recursos Padronizados, considerando múltiplos fatores e a gravidade de cada paciente.
Em todo o país, participaram do processo de obtenção do selo 505 hospitais (públicos e privados) com o total de 1.087 UTIs avaliadas. No total, 258 hospitais (51%) foram premiados correspondendo a 459 UTIs (42%), sendo 257 (56%) com o nível máximo “Top Performer” e 202 (44%) com o nível “Eficiente”.
Saúde pública de excelência
Para o prefeito Vilmar Mariano, o melhor da premiação das UTIs é a “certeza de que estamos cuidando das pessoas com uma saúde pública do nível do setor privado, muitas vezes até melhor. Em outra avaliação de destaque, o HMAP já foi reconhecido como o 18º melhor no “Ranking de Clínicas e Hospitais da América Latina”, sendo também o 5º melhor hospital brasileiro dentre os 20 primeiros colocados, o 2º da rede pública do País e o 1º do Centro-Oeste do Brasil.
O diretor médico do projeto Governança Clínica Brasil da Epimed, Maurício Velasco, esteve na entrega do selo no HMAP e enfatiza que “são poucos os hospitais que recebem isso e dentre os principais indicadores que levaram a essa certificação está a diminuição da taxa de mortalidade padronizada para a gravidade do doente. Há indicadores no HMAP que são até melhores do que os do serviço privado, acompanhamos esses dados aqui desde 2022 e a melhoria gradual. Tudo isso significa mais segurança, saúde, acesso facilitado para a população e menor risco de complicações dentro do hospital”.
Inaugurado em 2018, o HMAP é o maior hospital do Estado construído por uma prefeitura. A unidade tem 235 leitos operacionais, sendo 35 em UTIs adultas e 10 em pediátricas, 180 apartamentos e 10 salas cirúrgicas. O hospital tem ainda capacidade para realizar mais de 1.100 internações clínicas por mês, 646 cirurgias eletivas, 195 procedimentos hemodinâmicos, oito mil consultas médicas ambulatoriais e sete mil exames de imagem mensais.