A Redação
Goiânia - Na semana de conscientização do autismo, Aparecida de Goiânia ganha um local especializada no atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A clínica, batizada de Teia e localizada no Jardim Nova Era, será a maior unidade pública de Goiás quando o assunto for a assistência a meninos e meninas com a condição de saúde.
Fruto de convênio entre a Prefeitura de Aparecida e a Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir), que vai gerenciar a unidade, a clínica vai atender crianças de 1 a 6 anos de idade que tenham o diagnóstico fechado de Transtorno do Espectro Autista (TEA).
“Aparecida está realizando mais um sonho. Na Teia serão atendidas crianças autistas, e, ao mesmo tempo, suas famílias e cuidadores. Vamos oferecer orientação e apoio a todos os que estão em volta dos pacientes. Tudo gratuitamente, via Sistema Único de Saúde (SUS), num espaço bonito, acolhedor e moderno de dois mil metros quadrados totalmente preparado”, adianta Vilmar Mariano.
Ele conta ainda que a unidade vai começar atendendo 120 pacientes com todos os graus de autismo, podendo chegar a 500, sempre mediante encaminhados da Central de Regulação de Aparecida. "O TEA não tem cura, mas o diagnóstico precoce permite o desenvolvimento de práticas para estimular a independência e a funcionalidade dessas crianças”, enfatiza Mariano.
Por fim, o prefeito adianta que na clínica, os profissionais vão atuar seguindo um protocolo próprio desenvolvido de acordo com a ciência da Análise do Comportamento Aplicada ao TEA, a ABA, considerada por especialistas como a maior referência mundial na atualidade em tratamento terapêutico.