A Redação
Goiânia - Para fortalecer as parcerias do Estado com os municípios e estimular a política de assistência social em Goiás, a primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, presidiu nesta quarta-feira (3/4), acompanhada do governador Ronaldo Caiado, o 3º Encontro de Primeiras-damas de Goiás. Centenas de lideranças municipais participaram da cerimônia, no Espaço Dois Ipês, no Clube Jaó, em Goiânia.
“Hoje, estado e prefeituras são parceiros em várias áreas e seguimos dando exemplo e mostrando o poder de trabalho com foco em resultados e na emancipação de quem está em situação de vulnerabilidade. Com apoio de vocês e todos os poderes constituídos colocamos Goiás no topo”, garantiu Gracinha Caiado, lembrando pesquisas nacionais que mostram que o Estado é o segundo no país que mais reduziu o índice de pobreza.
Ao citar números do setor social, como 160 mil pessoas beneficiadas no Mães de Goiás e 53 mil famílias, no Aluguel Social, a primeira-dama afirmou que os dados mostram o resultado de um trabalho feito com os gestores municipais, independente de sigla partidária. “É a prova de que o Goiás Social funciona, que mudou a história socioassistencial do Estado, com transformações reais na vida de muitas pessoas, gerando emprego e oportunidades como não acontecia há muito tempo”, disse Gracinha.
Público-alvo
A edição de 2024 do encontro contou com a participação de mais de mil pessoas, entre primeiras-damas, prefeitas, prefeitos, gestores e trabalhadores de assistência social de 200 municípios.
O encontro é atambém uma forma de celebrar o trabalho promovido na área social por meio da Gerência Social, grupo criado no âmbito da OVG para desenvolver uma série de serviços e produtos junto aos municípios. “Essa unidade que construímos, discutindo política social e de inclusão social, oportuniza dignidade e autossuficiência às pessoas. Estamos combatendo e trabalhando para superar situações de precariedade, não só oferecendo um cartão, mas ferramentas para que possam ampliar sua renda. É isso que faz com que Goiás melhore seus índices e ofereça mais qualidade de vida”, destacou o governador Ronaldo Caiado.
O vice-governador Daniel Vilela reforçou que o trabalho do Estado em parceria com os municípios é fundamental para ampliar os instrumentos de assistência em todo o território goiano. “Há muito tempo não se via uma primeira-dama tão atuante, tão dedicada nessa integração, nessa interlocução com os municípios. Goiás, hoje, conta com a maior rede de proteção social do Brasil”, afirmou.
A diretora-geral da OVG, Adryanna Caiado, lembrou que desde o início da pandemia da Covid-19, em março de 2020, o Gabinete de Políticas Sociais, a OVG e a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) estabeleceram um contato direto com primeiras-damas e gestores sociais de todos os 246 municípios de Goiás. “Estamos aprimorando nossas capacitações, contribuindo com os municípios na gestão social de um modo geral. Quanto mais forte for a nossa parceria, mais pessoas serão beneficiadas ”, reforçou.