Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Inclusão

Prefeitura de Aparecida realiza seminário sobre a Conscientização do Autismo

Ação foi promovida por profissionais da saúde | 02.04.24 - 12:52 Prefeitura de Aparecida realiza seminário sobre a Conscientização do Autismo Programação continua até 16h (Foto: Jhonney Macena)A Redação
 
Goiânia – Para destacar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia promove nesta terça-feira (2/4) o seminário “Valorize as capacidades e respeite os limites!”. O encontro começou às 7h30 e segue até as 16h na Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag), no Residencial Village Garavelo. No evento, profissionais da Coordenação de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), familiares e cuidadores de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) debatem os direitos das crianças com autismo, a importância do diagnóstico precoce e o cenário da educação inclusiva em Aparecida de Goiânia, dentre outros temas.
 
A solenidade de abertura contou com a presença da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Sulnara Santana, da secretária de Educação, Idelma Oliveira, além dos vereadores Camila Rosa e Diony Nery, bem como de gestores de outras secretarias municipais.
 
Representando o prefeito Vilmar Mariano, Sulnara abriu o seminário destacando a importância de um debate amplo e permanente para combater estigmas e preconceitos e falou sobre a experiência de ser avó de uma criança autista. “Eventos como esse me deixam muito feliz, como gestora pública e cidadã. Essa é uma causa justa que precisa da ajuda de todas as pessoas”.
 
A coordenadora de Saúde Mental, Eurides Santos Pinho, reforçou a necessidade de se desconstruir preconceitos e informar a população devidamente: “A informação também estimula as pessoas a buscar ajuda na rede de Saúde. Trabalhamos para sensibilizar a sociedade sobre o autismo em seus diversos contextos e para aprimorar a assistência prestada, daí a importância de termos dois momentos neste seminário, um para o debate técnico e multidisciplinar com os profissionais, e, à tarde, para trocar experiências e orientar familiares e cuidadores de autistas”.
 
Após o café da manhã e a solenidade de abertura do seminário, foi iniciada uma série de palestras. A primeira, apresentando o panorama do TEA no Brasil, foi ministrado pela neuropediatra Jeania Christielis Damasceno de Souza. Depois, a neuropsicopedagoga Karla Niana Monteiro Rezende falou sobre o “Processo Ensino Aprendizagem no autismo: potencialidades e fragilidades”.
 
Caminhada e Inauguração da Clínica Teia
O seminário fez parte da programação da Prefeitura para o Mês de Conscientização do Autismo, o Abril Azul. Nesta quinta-feira, 4 de abril, a mobilização será na tradicional Caminhada de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA), às 9h, no Parque da Família, em frente ao Aparecida Shopping. Promovido pelo CAPSi Alegria, o evento também conta com uma Feira de Economia Solidária, além da realização de práticas integrativas e oficinas terapêuticas.
 
Já na sexta-feira, 5 de abril, às 9h, na Rua São Miguel, no Jardim Nova Era, será inaugurada a Clínica Teia, a maior unidade pública de Goiás especializada no atendimento precoce de crianças com autismo. A solenidade vai reunir o prefeito Vilmar Mariano, o senador Jorge Kajuru e outras autoridades.
 
A Clínica Teia é fruto de convênio da Prefeitura de Aparecida com a Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir). No local, serão atendidas crianças de 1 a 6 anos de idade que tenham o diagnóstico de TEA.
 
Leia mais
Goiânia terá caminhada de conscientização sobre o autismo

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351