Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Preservação

Caiado entrega restauração do primeiro órgão de tubos de Goiás

Investimento foi de R$ 184,1 mil | 29.03.24 - 08:45 Caiado entrega restauração do primeiro órgão de tubos de Goiás Instrumento restaurado data de 1947 (Foto: Lucas Diener)A Redação
 
Goiânia – O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, entregou à população da cidade de Goiás o órgão de tubos da Igreja Nossa Senhora do Rosário, na noite desta quinta-feira (28/3), durante a missa de lava-pés. O instrumento, o primeiro do tipo no estado de Goiás, foi devolvido após ser totalmente restaurado.
 
Ao entregar o equipamento, Caiado disse que isso não só demonstra a importância do órgão, mas ressalta a cultura de um povo e suas tradições. “À frente do governo, me preocupo em dar condições para tornar mais vivo tudo que já assistimos e que por muito tempo estava interrompido ou estava em situação de comprometimento. O governo tem a responsabilidade de resgatar tudo isso”, garantiu ao inaugurar o instrumento.
 
A revitalização do órgão foi realizada em São Paulo, durante cinco meses, por uma empresa especializada em restauro de instrumentos religiosos. Foram investidos R$ 184,1 mil na recuperação da peça, com recursos do Governo do Estado, por meio do Programa de Incentivo à Cultura – Goyazes, gerenciado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás) e com patrocínio do grupo Equatorial Energia. “Não estamos devolvendo somente um instrumento musical, mas parte da tradição, da cultura e da história de todos os vilaboenses”, destacou a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes.

Caiado destacou o papel do governo em investir na cultura (Foto: Hegon Corrêa) 

Uma das primeiras pessoas a interceder e orientar sobre as ferramentas do governo para realizar o restauro do órgão, a coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, comemorou a inauguração. “Temos nessa cidade o berço de nossas tradições e cultura. E essa entrega demonstra mais uma vez o carinho que temos com nossa primeira capital, mas sem nunca esquecer daqueles que mais precisam das nossas ações sociais”, pontuou.
 
Após ficar mais de 15 anos parado por apresentar problemas, o órgão de tubos foi reintroduzido à rotina da igreja e já utilizado durante a missa da Santa Ceia do Senhor e lava-pés, seguida da adoração ao Santíssimo Sacramento. Além de representar a preservação da memória local, a expectativa é de que o instrumento seja utilizado em concertos, atraindo visitantes e fomentando o turismo.
 
Conforme o reitor da Igreja Nossa Senhora do Rosário, Frei Cristiano Bhering, o órgão de tubos é essencial nas Igrejas catedrais. “Além de restaurado, também foi modernizado. O sistema de transmissão do ar passou de analógico para eletrônico. Com isso, temos uma melhor resposta do organista e maior potência do som. Isso propicia a melhoria no que ele pode ofertar em termos de música religiosa ou profana”, explicou o religioso.
 
O órgão de tubos da Igreja do Rosário foi encomendado em 1947 por Dom Frei Cândido Penso. Trata-se da primeira peça do gênero em utilização em Goiás e uma das pioneiras do país. O instrumento, que agora conta com sistema elétrico, passou por trabalho de revitalização e reconstrução do fole, consertos e novo revestimento dos tubos, canaletas e teclado, além de descupinização das peças.
 
Leia mais
Caiado vistoria obras de restauração da Catedral de Sant'Ana

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351