Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Infraestrutura

Universalização do esgoto em quatro municípios beneficia 900 mil goianos

Número pode chegar a 1 milhão até 2025 | 22.03.24 - 18:13 Universalização do esgoto em quatro municípios beneficia 900 mil goianos (Foto: Divulgação)

A Redação

Goiânia -
Com a universalização do esgotamento sanitário em Aparecida de Goiânia e Trindade, 90% da população de Goiás atendida com água tratada agora conta com serviços de coleta e tratamento de esgoto. Somados aos moradores de Rio Verde e Jataí, que tiveram o serviço universalizado em 2019 e 2020, são mais de 900 mil goianos que passaram a ter acesso ao esgotamento sanitário nos últimos cinco anos.

Os números representam um incremento de 13% na população atendida com o serviço no Estado. Levando-se em conta as novas ligações que serão feitas nos próximos meses, este número pode chegar a 1 milhão de pessoas até 2025.
 
O alcance desta meta foi possibilitado por meio de uma parceria firmada entre o Governo de Goiás, a Saneago e a BRK, empresa subdelegada para a operação e ampliação do esgotamento sanitário nos quatro municípios. Para tanto, mais de R$ 1 bilhão foram investidos na implantação de redes coletoras, estações elevatórias, estações de tratamento, coletores, interceptores e sifões nestas cidades.

Leia mais:
Aparecida alcança 18ª posição em ranking nacional de saneamento básico
 
Destaque nacional
Entre 2019 e 2023, cerca de R$ 600 milhões foram investidos, resultando num salto no Ranking do Saneamento. Aparecida de Goiânia deixou o grupo dos municípios com os piores índices de saneamento do País e subiu para o contingente dos 20 melhores.
 
Conforme o Ranking do Saneamento de 2024, realizado pelo Instituto Trata Brasil com base nos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) de 2022 e divulgado nesta semana, a cidade foi considerada destaque nacional na variação positiva em relação ao ranking de 2023. Segundo o levantamento, o município “vem apresentando uma sólida melhora de seus indicadores nos últimos anos, tendo partido da 85ª colocação na edição de 2015, e chegado finalmente à 18ª colocação neste ano, firmando seu lugar entre os 20 primeiros colocados do Ranking do Saneamento”.
 
Atualmente, 453 mil moradores de Aparecida de Goiânia são beneficiados com esgotamento sanitário, o que representa 96% da população atendida com água tratada. O município dispõe de uma estrutura de 2,2 mil quilômetros de rede coletora, 2 estações de tratamento de esgoto e 9 estações elevatórias.
 
Demais municípios
Em Trindade, são 122 mil moradores (94% da população atendida com água) beneficiados com esgoto, 802 quilômetros de rede coletora implantados, 2 estações de tratamento e 9 estações elevatórias. Em Rio Verde, o número de moradores atendidos pelo serviço é de 232 mil (96%), por meio de 955 quilômetros de rede coletora implantados, 2 estações de tratamento e 4 estações elevatórias.
 
Em Jataí são 96 mil (93%) moradores beneficiados com esgoto, por meio de uma estrutura composta por 582 quilômetros de rede coletora, 1 estação de tratamento e 2 estações elevatórias. Todos estes investimentos revertem diretamente em melhoria da saúde pública, por meio da redução de doenças de veiculação hídrica, no aumento da qualidade de vida e em preservação ambiental.
 
Dia Mundial da Água
A ampliação da população atendida com esgotamento sanitário em Goiás ganha ainda mais importância na semana em que se comemora o Dia Mundial da Água (22 de março). Evitar que os mananciais sejam poluídos pelo lançamento de esgoto é uma ação fundamental para a preservação destes e de todo o ecossistema. Nesse sentido, quanto maior a quantidade de esgoto coletado e tratado no Estado, maior a proteção aos córregos, rios e nascentes. 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351