Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Presidente do CRC-GO detalha campanha | 15.03.24 - 08:25
(FOTO: AGÊNCIA BRASIL) Ludymila Siqueira
Goiânia - O prazo para envio da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) começa na próxima semana, no dia 15 de março. É um período considerado por muitos contribuintes como "deafiador", já que é um imposto obrigatório e envolve uma série de fatores. Para evitar algumas dúvidas e também problemas, como erros na hora de preencher os dados necessários, a presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-GO), Sucena Hummel, ressalta a importância da escolha de um bom profissional contábil. O período para envio do documento finaliza no dia 31 de maio.
Dentro de todo o processo burocrático de envio do documento, há a oportunidade de também realizar uma boa ação. A Campanha do Imposto de Renda Solidário tem por objetivo fomentar a destinação de parte do imposto de renda para os Fundos dos Direitos da Pessoa Idosa e os da Criança e Adolescente. Em Goiás, a ação é realizada em parceria entre o CRC-GO, o Ministério Público de Goiás (MPGO), além da Receita Federal.
Sucena Hummel, presidente do CRC-GO, explica que a opção está disponível no próprio programa da declaração anual do IRPF, que permite a doação de até 6% do imposto devido ou o abatimento de até 6% da restituição (sem prejuízo do contribuinte), limitada a 3% para cada tipo de fundo. Assim, as doações são destinadas diretamente ao Fundo Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) e ao Fundo Municipal do Idoso. Ao invés de ir para os cofres da União, o dinheiro fica no município escolhido e sua aplicação é fiscalizada de perto pela sociedade, pelos conselhos respectivos e, também, pelo MPGO.
Dados
Em 2023, Goiás foi o terceiro Estado que mais arrecadou fundos da campanha Imposto de Renda Solidário. Segundo Sucena Hummel, em entrevista à reportagem do jornal A Redação, o território goiano passou de R$ 3 milhões para R$ 15,5 milhões, os números correspondem a valores deixados diretamente nos municípios. A expectativa para este ano que é o valor arrecadado para o projeto cresça pelo menos 30%.
Presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-GO), Sucena Hummel (Foto: Letícia Coqueiro/A Redação)
"Um dos exemplos que podemos citar para a destinação do valor arrecadado são as cirurgias de catarata que são financiadas pela Fundação Banco de Olhos. Além dessa, há ainda muitas outras ações. É uma forma de fazer o bem, sem tirar nada do bolso. Pelo contrário, o contribuinte está deixando de enviar para o Governo Federal, para apoiar causas mais próximas, principalmente relacionadas aos idosos", descreve ao AR.