Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Goiânia - Reeleita como presidente do Conselho Regional de Contabilidade em Goiás (CRC-GO), Sucena Hummel destaca que uma de suas prioridades na gestão é ressaltar a importância do profissional contábil no Estado. Além disso, em entrevista à reportagem do A Redação, a contadora afirma que sua gestão também tem como prioridades a desburocratização da atividade e o fortalecimento da comunicação entre os profissionais da área e a população.
"Queremos mostrar que o profissional contábil é fundamental para a tomada de decisão do empresário. É o contador que irá orientá-los aos passos certos e, principalmente, ficar em conformidade com as obrigações fiscais. Pela legislação, o conselho só registra, fiscaliza e faz educação continuada, no entanto, nosso dever é proteger a sociedade e também o profissional contábil de diversas situações", pontua ao ressaltar que um dos pilares também é destacar aos entes federados sobre a importância da contabilidade para a economia e bom andamento do País.
Presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Sucena Hummel (Foto: Letícia Coqueiro/A Redação)
Atualmente, o Goiás possui cerca de 15 mil profissionais contábeis registrados ativos, entre contadores e técnicos em contabilidade. Conforme a presidente, neste novo biênio (2024/2025) à frente do Conselho, vai "ouvir ainda mais o profissional da contabilidade, entender quais são seus desafios e promover uma visão ao futuro". Um dos pontos em pauta, principalmente para competição de mercado, está relacionada à agenda ESG - que envolve sustentabilidade ambiental, social e de governança nas empresas -, além dos avanços da Inteligência Artificial e da automatização de empresas de contabilidade para uma redução de custos operacionais. "Esse é um dos maiores desafios atualmente. Então, nosso foco é envolver todos os profissionais, independente do tempo de carreira, para auxiliar no desenvolvimento dentro da atualidade, além de contribuir para sua sucessão", defende.
Contabilizando Resultados
Em parceria com o Sebrae Goiás, o Conselho Regional de Contabilidade (CRC-GO) irá realizar o programa Contabilizando Resultados. O projeto, previsto para começar até o fim deste mês, irá percorrer por municípios goianos com o propósito de realizar cursos e palestras sobre gestão, ESG, pessoas, marketing e contabilidade digital.
Além disso, o evento visa auxiliar na captação de novos clientes, pautas legislativas, temas burocráticos e assuntos que afetam diretamente as empresas contábeis. Ao todo, os recursos destinados ao projeto, bem como cursos e treinamentos, somam cerca de R$ 1 milhão. O conselho também firmou parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO) para a realização de eventos.
Presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Sucena Hummel (Foto: Letícia Coqueiro/A Redação)
Outras prioridades envolvem a abertura de várias comissões. Um destes avanços neste ano será a Comissão de Contabilidade Eleitoral, com o foco nas eleições muncipais. Outras áreas serão o terceiro setor, a tributária, além das comissões da mulher, do jovem, do voluntário e das prerrogativas. "Acredito muito na contabilidade segmentada, principalmente em grandes capitais", frisa.