Caroline Louise
Goiânia - Apenas 10,69% do público-alvo recebeu a vacina contra a dengue em Goiânia até domingo (3/3), segundo informações repassadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ao jornal A Redação. De acordo com a pasta, do dia 15 de fevereiro (início da vacinação) até ontem, 9.175 doses da vacina foram aplicadas. O público-alvo engloba crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, totalizando 85.812 pessoas. A imunização de adolescentes de 12 a 14 começou na tarde da última quinta-feira (29/2).
Em Goiânia, a vacinação contra a dengue está disponível nas 72 salas de vacinas do município, das 8h às 17h. A SMS convoca os responsáveis a comparecerem com as crianças e adolescentes que integram o público-alvo nos postos de saúde para protegê-los contra a doença. No Brasil, já são mais de 1 milhão de casos notificados e mais de 200 mortes ligadas à dengue, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
A capital goiana recebeu 34.234 doses da vacina. As quatro unidades de saúde disponíveis no fim de semana para imunização, além do CMV no Setor Pedro Ludovico, são os Ciams Urias Magalhães, Novo Horizonte e Dr. Domingo Viggiano. Além da disponibilidade de se vacinar contra a dengue, as salas também oferecem vacinas contra a covid-19 e as vacinas de rotina. É necessário apresentar documento com foto e caderneta de vacinação, com acompanhamento dos pais ou responsáveis para as crianças.
Qdenga
A vacina que está sendo aplicada é a Qdenga, produzida pelo laboratório japonês Takeda. A aplicação deve ser em 2 doses, com intervalo de 3 meses entre elas. O governo federal comprou 6 milhões de doses que serão entregues aos municípios ao longo de 2024. De acordo com as estratégias adotadas para a campanha, recebem a vacina, inicialmente, pessoas de 10 a 14 anos. Este grupo é o primeiro a receber as doses em razão do maior número de hospitalizações pela doença.
A vacina da dengue age no organismo estimulando o sistema imunológico na prevenção e na produção de anticorpos. A Qdenga é um imunizante tetravalente produzido a partir do vírus vivo atenuado, ou seja, do micro-organismo infectado, mas enfraquecido. Essa condição pode melhorar a resposta do sistema imunológico, funcionando de forma semelhante à defesa do corpo humano nos casos de infecção pela dengue.
Leia mais:
Goiânia amplia vacinação contra dengue para adolescentes de 12 a 14 anos