Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

indústria

Evento na Fieg discute digitalização das cidades

Metaverso foi um dos temas abordados | 01.03.24 - 18:21 Evento na Fieg discute digitalização das cidades (Foto: divulgação)
A Redação 

Goiânia - 
A Câmara da Indústria da Construção (CIC) da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), liderada pelo empresário Sarkis Curi, promoveu quinta-feira (29/2) o workshop Digitalização das Cidades, com participação do fundador da Smart Sky Tech Hub, Chase D'Olson. No evento, que contou com participação do presidente em exercício da Fieg, Emílio Bittar, foi discutido o uso da inteligência artificial e de projetos BIM (acrônimo inglês para Modelagem de Informação da Construção) para aplicabilidade de realidades virtuais no metaverso.
 
"Atualmente, o Brasil ocupa o 2º lugar mundial na criação de novas versões BIM, mas está entre os últimos quando o assunto é a aplicabilidade no metaverso", afirmou D'Olson. Segundo ele, o uso da tecnologia na fase de projeto reduz o prazo da obra, aumenta a produtividade, minimiza erros e agrega valor à informação.
 
Nesse sentido, o especialista explicou sobre o processo de captura da realidade para representação digital e modelagem 3D; de coleta de dados geoespaciais para mapeamento da localização geográfica; de criação de réplicas virtuais para design, operação e manutenção mais eficientes de objetos físicos; e de imersão em ambiente digital onde os usuários podem interagir e explorar os espaços virtualmente.
 
"Para o mundo digital se comunicar com o mundo físico é preciso essa integração com a engenharia. Nós atuamos como um integrador dessas soluções", disse D'Olson. Atualmente, a Smart Sky Tech Hub atende oito cidades brasileiras, das quais cinco capitais, executando projetos de engenharia, arquitetura e urbanismo.
 
Para o presidente da CIC, Sarkis Curi, o processo de digitalização de cidades é irreversível e promove avanços em diferentes áreas da construção civil. "A iniciativa atrai novos investimentos ao município, promove a revitalização de cidades e vem ao encontro do projeto de Industrialização de Obras Verticais, defendido pelo Senai", argumentou.
 
O evento da CIC contou com participação de profissionais da construção civil e de representantes de instituições que ofertam soluções e qualificação profissional na área, como Faculdade Senai Fatesg, Senai Canaã e Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). O gerente de Tecnologia da Informação do IEL Goiás, Joel Matos, e a analista do Sebrae Fernanda Santos também acompanharam as discussões.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351