A Redação
Goiânia - O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, participou do lançamento do programa Goiás em Movimento - Eixo Pontes (GM - Pontes 2024), na manhã desta terça-feira (27/2), na sede da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra). A iniciativa irá repassar 100 aduelas de concreto armado para cada município goiano realizar a substituição de pontes de madeira sobre cursos d'água.
“É preciso ressaltar a importância do apoio que o governo tem dado às nossas cidades. O projeto beneficia de Goiânia à menor cidade de Goiás. Essa é uma visão que todos os governantes deveriam ter: atenção básica com todos os municípios. Goiânia também possui vários córregos que cruzam a cidade, fazendo muitas vezes com que o morador precise desviar vários quilômetros. As aduelas vão ajudar muito a realizar essas ligações”, disse o prefeito Rogério.
O prefeito também ressaltou que aduelas já foram utilizadas em ações recentes da Prefeitura, como na recuperação da ponte da Avenida Acary Passos. “Nós tivemos com as chuvas de 2022 a queda de uma ponte na Avenida Acary Passos, que liga a região Leste de Goiânia. Nós reconstruímos essa passagem em cinco meses apenas com aduelas como essas. Então veja como é importante um material como esse para ajudar no trabalho de uma prefeitura, seja de onde for”, pontuou Rogério.
O governador Ronaldo Caiado destacou que o Goiás em Movimento – Eixo Pontes é o maior programa do tipo no Brasil. O objetivo, segundo o governador, é proporcionar mais segurança e conforto aos usuários das vias, priorizando o atendimento de rotas escolares e escoamento de produções de alimentos.
“Os prefeitos e prefeitas ficaram a vida toda sem nenhum apoio para ter condições de implantação de aduelas. (...) É o maior programa da história do Brasil. Nós mostramos que fazemos um governo de parceria. (...) Todas as pontes de madeiras nas GOs de Goiás nós vamos substituir por aduelas ou pontes de concreto”, afirmou o governador Ronaldo Caiado.
O secretário municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Denes Pereira, explicou como serão utilizadas as aduelas repassadas pelo governo estadual. “As aduelas recebidas pelo Governo de Goiás vão nos auxiliar em obras que estamos realizando com o objetivo de ligar bairros, sobretudo os mais periféricos, para melhorar a mobilidade e a vida dos moradores de Goiânia”, destaca. “São pequenas obras que trazem grande impacto para os moradores”, complementa Denes.