A Redação
Goiânia - Com o objetivo de desarticular uma organização criminosa responsável por tráfico internacional de drogas, duas operações foram deflagradas simultaneamente pela Polícia Federal e pela Polícia Civil do Estado de São Paulo, nesta quinta-feira (22/2). São cumpridos 65 mandados judiciais, sendo 18 mandados de prisão temporária e 47 mandados de busca e apreensão, em Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Roraima e Rio de Janeiro. Em Goiás, segundo a polícia, a operação se concentra em Goiânia, Rubiataba, Nova América e Anápolis.
As investigações apuraram que uma organização criminosa se dedicou à prática do crime de tráfico de drogas interestadual e internacional, valendo-se da utilização de helicópteros, com ponto de logística na cidade de Paraguaçu Paulista (SP) e Anicuns (GO) para reabastecimento de combustível, bem como retirada e distribuição de parte da droga para, por via terrestre, chegar a grandes cidades. Também são apuradas as práticas de lavagem de dinheiro e homicídio doloso.
Os investigados, segundo a polícia, faziam uso do modal aéreo para, através da conhecida como “rota caipira”, transportar grande quantidade de drogas, produzidas na Bolívia e introduzidas no Brasil pelo Paraguai. Ao longo das investigações, 8 helicópteros (1 na Bolívia e 7 no Brasil) e 676 quilos de cocaína foram apreendidos.
A ação desta quinta busca prender os responsáveis pelo suporte logístico do reabastecimento das aeronaves, além de pilotos que faziam os voos clandestinos, sem plano de voo e com certificados de aeronavegabilidade suspensos. Os nomes das operações, Autogiro e Redneck Supply, remetem à tradução literal de “Rota Caipira” (Redneck Supply) e ao invento percursor do helicóptero (autogiro).
Leia mais:
Carga de cocaína avaliada em R$ 1,1 milhão é apreendida em Rio Verde