Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Foco é usar para definições cirúrgicas | 21.02.24 - 12:49
(Foto: divulgação)A Redação
Goiânia – O Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em parceria com o Laboratório de Ideias, Prototipagem e Empreendedorismo da Universidade Federal de Goiás (IPElab/UFG), realizou a primeira impressão tridimensional de um coração real no Estado de Goiás. As impressões são utilizadas para definição cirúrgica do caso de um paciente pediátrico, de apenas 13 dias, com duas cardiopatias congênitas.
A impressão é uma réplica exata do coração do paciente, produzida a partir de exames de imagem, realizados no Hugol. A responsável por tal conquista é a médica especialista em imagens de cardiopatia congênita, Dra. Mayra Barreto, que realizou os exames de imagem e conseguiu apoio para realização das impressões. O procedimento, considerado de alto custo, foi realizado gratuitamente pelo IPElab/UFG.
Caso raro
A médica explicou que a réplica foi utilizada para decidir qual abordagem cirúrgica seria adotada, visando garantir a segurança e o bem-estar do paciente. Ela destacou que “se trata de um caso extremamente raro e de grande complexidade, e que a impressão em 3D é fundamental para auxiliar a equipe médica no planejamento pré-operatório. Essa impressão é uma réplica exata do coração do paciente, permitindo que a equipe médica explore todas as possibilidades e trace o melhor caminho para o procedimento”. O plano definido com base nos estudos com a impressão será realizado nesta quarta-feira (21/2) pela equipe de Hemodinâmica da unidade.