Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Relações Internacionais

Perfil do governo de Israel no X cita Lula e diz que presidente brasileiro 'nega' o Holocausto

Postagem repercute fala sobre guerra | 20.02.24 - 18:28 Perfil do governo de Israel no X cita Lula e diz que presidente brasileiro 'nega' o Holocausto (Foto: reprodução)São Paulo - Um perfil do governo de Israel no X, antigo Twitter, mencionou o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, em uma publicação nesta terça-feira (20/2), e disse que o presidente brasileiro nega o Holocausto. A postagem é mais uma repercussão da fala em que Lula comparou as ações de Israel na Faixa de Gaza ao extermínio de judeus por Adolf Hitler.

Mantido pelo Ministério das Relações Exteriores israelense, o perfil compartilhou uma postagem de uma bandeira do Brasil que perguntava: "O que vem à sua mente quando pensa no Brasil?" A conta na rede social, então, fez o seguinte comentário sobre a publicação: "Antes ou depois de Lula ter negado o Holocausto?"

Na noite de segunda-feira (19/2), em entrevista ao programa Roda Viva, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse que a fala de Lula não foi direcionada ao povo judeu, mas ao governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. Lula é crítico contumaz das ações de Israel em Gaza diante da escalada do conflito contra o grupo Hamas.

No domingo (19/2), em coletiva de imprensa realizada na Etiópia, o chefe do Executivo brasileiro fez um paralelo entre a morte de palestinos com o extermínio de judeus feito pelo líder da Alemanha Nazista, Adolf Hitler. Durante o regime nazista, que ocorreu entre 1933 e 1945, 6 milhões de judeus foram mortos.

"O que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino não existiu em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu. Quando Hitler resolveu matar os judeus", afirmou Lula a jornalistas em Adis Abeba, na Etiópia, onde participou como convidado da cúpula anual da União Africana. As declarações foram imediatamente repudiadas pelo primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, que afirmou que Lula "atravessou uma linha vermelha". (Agência Estado)

Leia mais:

Saiba quais deputados assinam pedido de impeachment de Lula por declaração sobre Holocausto
Em Israel, ministro insiste que Lula deve pedir desculpas aos judeus por fala sobre Holocausto


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351