Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Goiânia – A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO) realiza por meio da Câmara de Comércio Exterior (Fecomex) o seminário “Guerras, eleições e seus impactos no comércio exterior em Goiás”. O evento será nesta terça-feira (20/2), das 13h às 18h45, na sede da Federação, na Avenida 136, no Setor Marista.
O encontro é voltado aos empresários, principalmente os que já estão ou almejam atuar no mercado internacional. As inscrições gratuitas podem ser feitas preenchendo o formulário disponível no site.
Segundo o presidente da Fecomércio-GO, Marcelo Baiocchi Carneiro, o objetivo do encontro será explorar as complexidades formadas por eventos globais, em particular as guerras e eleições, e suas influências diretas e indiretas no cenário do comércio exterior. Baiocchi também sinaliza que cada tema que será abordado pode ter um efeito diferente no comércio exterior de Goiás, dando como exemplo a guerra Rússia-Ucrânia. “Esse evento não afetou diretamente a produção de grãos no Estado, porém diminuiu em 9% a importação de fertilizantes (29% vêm da Rússia), o que, consequentemente, pode afetar na qualidade dos grãos”.
O diretor da Fecomex, Marcelo Gomes, explica que em 2024 a Fecomércio-GO concentrará suas ações na capacitação do empresariado para os temas relacionados ao Comércio Exterior. Outros encontros estão previstos e com este primeiro seminário “vamos reunir grandes especialistas para traduzir uma vasta e complexa gama de eventos internacionais e quais seus impactos no comércio internacional”. Ele ainda esclarece “que a intenção é preparar os empresários goianos para enfrentar da melhor forma as instabilidades do cenário global, como as eleições presidenciais nos EUA, os conflitos armados como o que ocorre na Ucrânia e as tensões no Oriente Médio, a presidência do Brasil no G20 e os reflexos diretos na economia, nos negócios e na lógica internacional”.
Programação:
13h – ABERTURA – Com o presidente da Fecomércio-GO, Marcelo Baiocchi Carneiro, e o diretor de Relações Internacionais da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Sérgio Henrique Moreira.
13h15 – PAINEL 1: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA LOGÍSTICA INTERNACIONAL: O CONFLITO NO ORIENTE MÉDIO, O CANAL DE SUEZ E OS IMPACTOS DA ROTA BIOCEÂNICA – Com Ingrid Klein, Everaldo Fiatkoski e Fernando Ribeiro.
Ingrid Klein é consultora e professora de Logística e Comércio Exterior na Unialfa, com mestrado em Ciência Política pela UFG e especialização em Comércio Exterior pela UFRJ. Bacharel em Relações Internacionais pela PUC-GO, acumula mais de 10 anos de experiência em Relações Internacionais, focando em operações de exportação e importação. Colaborou com a Apex na capacitação de empresas brasileiras no processo de exportação de produtos. Atuou como consultora em projetos logísticos para indústrias dos setores automobilístico, farmacêutico/cosmética e óleo e gás.
Everaldo Fiatkoski é diretor de Operações do Porto Seco Centro-Oeste, com vasta experiência nas áreas de comércio exterior, logística e direito. É membro do Conselho da Fieg e presidente do Comitê de Comércio Exterior e Logística da Amcham, em Goiânia. É pós-graduado em Negociações Internacionais pela PUC-GO. Possui graduações em Direito (UFG) e Relações Internacionais (UCG-GO). Possui experiência em atração de investimentos, logística e direito aduaneiro.
Fernando Ribeiro, advogado e representante da Rota Bioceânica. Especializado em Direito Empresarial e consultor de negócios internacionais. Reconhecido por sua expertise em assuntos jurídicos e empresariais, é membro da presidência da Comissão de Comércio Internacional e Procedimentos de Fronteira dos Fóruns da RILA (Rota de Integração Latino Americana e Rota Bioceânica), representando o Brasil/MS. Sua atuação se estende ao comércio exterior, internacionalização de empresas brasileiras e estruturação de negócios em mais de 30 países. Ele também auxilia empresas estrangeiras que buscam entrar no mercado brasileiro. Possui um MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas.
14h45 – PAINEL 2: O QUE ESPERAR DA CHINA EM 2024: TENSÕES, ECONOMIA E GEOPOLÍTICA – Com Aline Regina Martins.
Aline Regina Martins é professora da UFG. Com uma vasta experiência no campo das Relações Internacionais e da Ciência Política, atua como professora na Universidade Federal de Goiás, tanto no bacharelado em Relações Internacionais quanto no programa de pós-graduação em Ciência Política. Atualmente é pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-INEU). Possui doutorado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e na Balsillie School of International Affairs (University of Waterloo). Fez pós-doutorado na Università di Cagliari (Itália). Suas áreas de atuação acadêmica são: Relações Internacionais, Bilaterais e Multilaterais; Economia Internacional e Política Internacional.
15h15: PAINEL 3: ELEIÇÕES QUE PODEM IMPACTAR O BRASIL EM 2024 – Com Michel Magul e Giuliano Miotto.
Michel Magul é advogado e secretário de Assuntos Estratégicos de Goiânia. É um dos representantes goianos do movimento político Renova BR, desempenhando papel na formulação e implementação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento e progresso da cidade. É graduado em Direito pela PUC-GO, possui mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial pela PUC-GO, pós-graduação em Relações Internacionais pela Faculdade Jesus Damásio e uma capacitação em Gestão Pública pela Fundação para Análises de Estudos Sociais (FAES) na Espanha, além de capacitação em Cooperação Técnica Internacional pela ABC. É presidente da Comissão Especial de Direito Internacional na OAB-GO, procurador-geral da Sociedade Ortodoxa de Goiás e membro de importantes comissões na PUC-GO.
Giuliano Miotto é advogado, escritor, analista político e apresentador na rádio Vinha FM. Graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás em 2007, atualmente desempenha o papel de analista jurídico na Usina Santa Helena. Seu compromisso com a educação e a disseminação do conhecimento também se reflete na criação do Instituto Liberdade e Justiça em 2016, uma organização sem fins lucrativos dedicada às áreas de educação e cultura.
16H15 – COFFEE BREAK.
16h45: PAINEL 4: PRESIDÊNCIA BRASILEIRA DO G20 E COP 30 EM BELÉM: OPORTUNIDADES E DESAFIOS – Com Júlia Dias Leite e Márcia Loureiro.
Julia Dias Leite é CEO do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri). Destaca-se como presidente do Conselho de Administração da Piemonte Holding, membro do Conselho Superior de Comércio Exterior – COSCEX da FIESP e do Conselho de Administração da Elea Digital. Com uma carreira marcada por sua atuação em renomadas instituições independentes de relações exteriores, acumula uma experiência no setor privado, em escritórios governamentais e em organizações oficiais no Brasil e no exterior. Seu período como secretária-executiva do Conselho Empresarial China-Brasil, entre 2005 e 2010, foi crucial para consolidar o Conselho como uma referência no estabelecimento de diálogos entre China e Brasil, abordando questões comerciais, financeiras e governamentais. Possui graduação em Direito pela Universidade Cândido Mendes e mestrado em Gestão de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Embaixadora Márcia Loureiro é presidente da Fundação Alexandre de Gusmão (Funag) – organismo vinculado ao Ministério das Relações Exteriores. Com uma carreira diplomática sólida, ingressou no Instituto Rio Branco (IRBr) em 1985 e obteve seu mestrado em Serviço Exterior pela renomada Georgetown University em 1993. Ao longo de sua carreira, a embaixadora demonstrou sua expertise em diversas áreas, incluindo promoção comercial, ciência e tecnologia, planejamento diplomático, relações federativas e parlamentares, bem como no combate a ilícitos transnacionais. Entre 2015 e 2017, Márcia Loureiro também desempenhou papel de liderança na chefia da Assessoria Internacional do Ministério da Justiça e foi integrante do Comitê Nacional de Organização da Conferência Rio+20. No período de 2017 a 2021, em suas missões no exterior, Márcia Loureiro serviu na Embaixada em Lima e ocupou posições de destaque como cônsul-adjunta em Boston, cônsul-geral adjunta em São Francisco, ministra-conselheira na Embaixada em Washington e cônsul geral em Los Angeles, consolidando sua reputação como uma diplomata de excelência.
17h45 – PAINEL 5: A GUERRA ENTRE RÚSSIA E UCRÂNIA E SEUS IMPACTOS NA ECONOMIA GLOBAL – Com Paulo Henrique Faria Nunes e Giovanni Okada.
Paulo Henrique Faria Nunes é consultor e professor da PUC-GO. Especialista em Ciências Políticas e Sociais, com doutorado pela Université de Liège, na Bélgica. Além de sua carreira acadêmica, é membro da Comissão Especial de Direito Internacional da OAB-GO. Graduado em Direito pela UFG, possui especialização em Relações Internacionais pela PUC-GO e mestrado em Geografia pela UFG. Suas áreas de pesquisa abrangem Direito Internacional Público, Relações Internacionais, Direito Ambiental e Direito Minerário, com foco em temas como Estado, soberania, território, política, recursos naturais, integração regional, Amazônia e geopolítica.
Giovanni Okado é professor da PUC-GO, graduado em Relações Internacionais pela Unesp, possui mestrado e doutorado em Relações Internacionais, com ênfase em Política Internacional e Comparada, pela UNB. Sua experiência profissional também incluiu o cargo de assessor técnico no Gabinete do Ministro de Estado Chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, entre dezembro de 2011 e agosto de 2015. Suas pesquisas acadêmicas abrangem temas como teoria das relações internacionais, política externa, geopolítica, defesa nacional, forças armadas, segurança internacional e indústria de defesa.