Caroline Louise
Goiânia - O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), disse que a declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva "é um desrespeito absoluto". O pronunciamento do governador foi publicado neste domingo (18/2), nas redes sociais, após Lula comparar a ação militar israelense ao Holocausto. Lula deu a declaração na Etiópia antes de embarcar de volta para o Brasil.
"Causa extrema indignação a desastrosa fala do presidente Lula, ao comparar o conflito na Faixa de Gaza ao Holocausto nazista. Trata-se de um desrespeito absoluto ao povo de Israel e mostra o quanto Lula está desconectado com a realidade do país e do mundo. Não é aceitável cercear o direito de Israel de se defender neste conflito, que se reacendou por um ataque covarde do Hamas, uma célula terrorista", declarou o governador.
"O mínimo que se espera é que ele se retrate e se desculpe com o povo judeu", completa Caiado.
Confira o pronunciamento na íntegra:
Causa extrema indignação a desastrosa fala do presidente Lula, ao comparar o conflito na Faixa de Gaza ao Holocausto nazista. Trata-se de um desrespeito absoluto ao povo de Israel e mostra o quanto Lula está desconectado com a realidade do país e do mundo.
Não é aceitável cercear o direito de Israel de se defender neste conflito, que se reacendeu por um ataque covarde do Hamas, uma célula terrorista.
Relativizar o Holocausto, onde judeus eram incinerados ou mortos em câmaras de gás, é querer reescrever um dos capítulos mais terríveis da história mundial.
O que precisamos é atuar pela paz e não acirrar ainda mais os ânimos naquela região, como fez o presidente Lula. O mínimo que se espera é que ele se retrate e se desculpe com o povo judeu.