A Redação
Goiânia - Faltam três meses para o fechamento do cadastro eleitoral. Para garantir a participação nas eleições municipais de 2024, os cidadãos devem procurar os serviços da Justiça Eleitoral até o dia 8 de maio. Após essa data, emissões de novos títulos, transferências de domicílio eleitoral, mudança de local de votação, cadastro de biometria ou atualização de dados pessoais ficarão indisponíveis.
O cadastro de eleitoras e eleitores é fechado somente nos anos eleitorais para que a Justiça Eleitoral organize a votação com base no número estabelecido de eleitores habilitados. Por essa razão, a legislação estipula que nenhum pedido de inscrição eleitoral ou transferência seja aceito nos 150 dias anteriores à data da eleição, conforme o disposto no artigo 91 da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997).
Com um sorriso no rosto e a emoção transbordando no olhar, Joaquim Teixeira, de 16 anos, deu um passo importante para se tornar um cidadão ainda mais ativo: a regularização de seu título de eleitor. Ele se dirigiu à unidade do Vapt-Vupt do Aparecida Shopping, em Aparecida de Goiânia, para realizar a coleta de dados biométricos, etapa final do processo. A partir de agora, Joaquim está apto a votar nas eleições, que serão as primeiras de sua vida.
"Estou ansioso e empolgado para participar desse processo tão importante para o futuro do nosso país e da nossa cidade”, relata Joaquim. “Pretendo analisar com atenção as propostas de cada candidato e escolher aqueles que realmente se comprometam com o bem-estar da população, que defendam os valores em que acredito e que apresentem soluções para os problemas que enfrentamos.”
Um jovem consciente e engajado
O interesse de Joaquim pela política não é recente. Desde cedo, ele acompanha os acontecimentos do país e se informa sobre os principais temas em debate. “Acredito que é fundamental que os jovens se engajem na vida política do país, pois somos o futuro e temos o poder de fazer a diferença”, afirma.
Para Joaquim, o voto é mais do que um direito, é um dever de todo cidadão. “É a oportunidade que temos de escolher quem vai nos representar e conduzir os destinos da nossa comunidade”, diz ele. “É a nossa chance de fazer a nossa voz ser ouvida e contribuir para a construção de um futuro melhor para todos.”
Joaquim Teixeira (foto: divulgação)
Exemplo a ser seguido
A iniciativa de Joaquim serve como um exemplo para outros jovens que ainda não se regularizaram junto à Justiça Eleitoral.
“É importante que todos os cidadãos se conscientizem da importância do voto e façam a sua parte para fortalecer a democracia”, destaca o chefe do cartório eleitoral de Aparecida de Goiânia. “O voto é um direito fundamental e um dever de todos.”
Em 2024, a votação será para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. O primeiro turno acontecerá no dia 6 de outubro. Já o segundo turno ocorrerá no dia 27 de outubro, onde for necessário, para a escolha de prefeito em municípios com mais de 200 mil eleitores.
Regularização do título de eleitor:
Prazo final: 8 de maio de 2024
Onde:
Cartórios eleitorais
Unidades do Vapt-Vupt
Atendimento online pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
Documentos necessários:
Documento de identidade com foto
Comprovante de residência
Mais informações: s
ite do TSE