Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Premiação reconhece pesquisa de ponta | 03.02.24 - 18:51
(Ana Paula Vieira)A Redação
Goiânia – Pesquisadores, profissionais e duas startups incubadas no Centro de Empreendedorismo e Incubação da Universidade Federal de Goiás (Cei/UFG) foram premiados em 11 das 15 categorias da edição de 2023 do Prêmio Fapeg de Ciência, Tecnologia e Inovação, entregue nesta quinta-feira (1º/2), em cerimônia no Hub Goiás. Ao todo, foram 13 premiados: sete em primeiro lugar, três na segunda posição e três na terceira colocação. Essa é a segunda edição do prêmio, realizado pelo Governo de Goiás por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), com o apoio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).
O prêmio foi instituído com a proposta de reconhecer, dar visibilidade e premiar pesquisadores e profissionais que se destacaram em suas trajetórias desenvolvendo pesquisas e projetos científicos, tecnológicos e de inovação, cujos resultados tenham contribuído para a produção de conhecimento e beneficiado, direta ou indiretamente, o desenvolvimento do Estado e o bem-estar da população de Goiás e do Brasil. O prêmio também reconhece a atuação de profissionais de comunicação que, por meio do jornalismo científico, tenham contribuído com a difusão destes trabalhos.
Para a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, a premiação promove a motivação e o movimento em torno da ciência, tecnologia e inovação na universidade, para que ele ganhe mais força. "Nos ajuda, nos fortalece e reconhece a qualidade da pesquisa, da ciência e das iniciativas de inovação desenvolvidas na UFG. A presença da UFG em quase todas as categorias premiadas é essa demonstração de que esse é um campo importante, fundamental para o desenvolvimento do estado, para o avanço da ciência e, principalmente, para que nossos estudantes, técnicos e docentes estejam cada vez mais engajados nesse campo", resumiu a gestora da UFG.
A pró-reitora de Pesquisa e Inovação (PRPI) da UFG, Helena Carasek, parabenizou a Fapeg pela iniciativa. "As pessoas indicadas e premiadas representam muito bem à UFG, mas representam também vários outros pesquisadores que não estão aqui, mas merecem os prêmios da mesma forma; então, é o reconhecimento da UFG como uma instituição muito forte de pesquisa e inovação", disse.