Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

SEGURANÇA PÚBLICA

Mortes em confrontos com policiais caem 3,1% em Goiás no ano de 2023

14 estados brasileiros registraram aumento | 31.01.24 - 11:20 Mortes em confrontos com policiais caem 3,1% em Goiás no ano de 2023 (Foto: divulgação)
Ludymila Siqueira 

Goiânia - 
As mortes em confrontos com policiais caíram 3,1% em Goiás no intervalo de um ano. A redução é maior do que a registrada no País, que apresentou recuo de 2,31%, enquanto 14 estados brasileiros tiveram aumento no número de mortes nesse tipo de ocorrência. Os dados são do Ministério da Justiça e Segurança Pública e fazem comparação entre os números de 2023 e 2022. (Confira os números comparativos abaixo)

Em todo o país, foram registradas em 2023 o total de 6.296 mortes em confrontos com policiais. Em 2022, foram 6.445 óbitos. As maiores altas foram verificadas em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Roraima. Nesse último estado, o crescimento foi de 225%, na comparação com  

Segurança Pública em Goiás
Desde o início do segundo mandato em Goiás, Caiado tem intensificado o discurso de medidas mais duras na segurança pública, além de defender a política de tolerância zero com o crime. "Em Goiás a regra é clara: bandido não tem vez. Ou muda de profissão, ou muda de estado", defendeu em uma medida combativa contra a criminalidade.

Tais declarações têm, de certa forma, contribuído para o avanço da popularidade do gestor estadual, que, em pesquisa realizada em 2023, foi considerado o governador "mais bem avaliado" no país. O chefe do Executivo goiano chegou a ser mencionado pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como referência na segurança estadual. 

O Estado tem registrado quedas em todos os indicadores de criminalidade desde 2019, quando Caiado assumiu seu primeiro mandato como governador. O número de homicídios dolosos caiu pela metade em 2023 na comparação com 2018, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO).
 
Casos de roubo de veículos, por exemplo, caíram 89,8% se comparado com 2018. Já crimes de furto e roubo a transeunte apresentaram queda de 85,8% e 83%, respectivamente, ainda conforme dados da SSP. O crime de latrocínio, que é o roubo seguido de morte, caiu 86,7%. 

Ao fazer a análise do cenário em Goiás, Caiado tem mencionado a realidade de outros estados e também países. “O Equador, por exemplo, está em estado de guerra”, destacou sobre o conflito interno que envolve facções criminosas. “O prefeito do Rio de Janeiro [Eduardo Paes] disse que não pode iniciar as obras em um parque porque as facções exigem um pagamento de R$ 500 mil”, continuou ao citar, ainda, o avanço de narcotraficantes na Amazônia. “Outros governadores não governam seu território, só parte dele", analisou o goiano.
 

Levntamento divulgado pelo Ministério da Justiça 
e Segurança Pública 

 
Leia mais
Goiás registra queda de 89,8% no número de roubo de veículos em cinco anos 
Tarcísio cita popularidade de Caiado e defende ações policiais mais duras
PM chega à marca de 17 dias sem registros de homicídios em Goiânia 
Segurança pública deve ser bandeira de campanha de Caiado para 2026

Daniel Vilela diz que governo de Caiado tem coragem para enfrentar problemas

 


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351