A Redação
Goiânia- A Prefeitura de Goiânia promoveu uma série de ações com foco no Dia da Visibilidade Trans. A programação, com diversos serviços ofertados, foi na sexta-feira (26/1). O evento ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA), localizada na Rua 4, no Centro. Acolhimento, retificação de Registro Civil, auxílio na emissão de documentos pessoais, vacinação, testagem rápida, doação de sangue e cadastro do ID Jovem, foram alguns dos serviços que foram disponibilizados para a população.
O mutirão foi realizado para reforçar e ampliar a oferta dos atendimentos que são realizados ao longo do ano pela gestão municipal à comunidade trans. Ao todo, 144 atendimentos foram realizados durante o evento. O município atendeu 44 solicitações de retificação de registro civil, 68 emissões de Registro Geral, além de 12 orientações sobre CadÚnico, 10 atendimentos do ID Jovem e nove atendimentos jurídicos.
"Goiânia é a cidade dos mutirões, e promovemos mais um evento que defende o respeito e abre as portas da secretaria para a população trans, um grupo social que muitas vezes enfrenta desafios para ter acesso a serviços básicos", destacou a titular da SMDHPA, Cida Garcez.
Gerente de promoção social, cultural e de saúde da SMDHPA, Amanda Souto explica que a administração municipal disponibiliza ainda outros serviços à população trans, como encaminhamento ao mercado de trabalho e a oferta de cursos profissionalizantes. "Quem procura a Secretaria de Direitos Humanos é bem acolhido o ano inteiro, e essa é uma determinação do prefeito Rogério, que faz questão de que todos sejam bem atendidos. Hoje, em especial, reunimos todos esses serviços em um único local", pontua.
Parcerias:
Para o Dia da Visibilidade Trans, a gestão municipal formalizou parcerias com outras instituições públicas, como a Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás, Secretaria de Saúde de Goiás e a Defensoria Pública para a emissão de documentos, doação de sangue e realização de consultas médicas.
O superintendente de Políticas para LGBTQIAPN+ da Capital, Adriano Ferreto, fala da importância de parcerias entre a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e instituições que defendem a promoção dos direitos sociais da comunidade trans. "O mutirão é uma iniciativa inclusiva que busca facilitar o acesso a esses serviços, e contamos com o apoio de instituições respeitadas. Além disso, ações como essa contribuem para a promoção da saúde, cidadania e reconhecimento legal dos direitos das pessoas trans", ressalta.