Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

'Pé de Pau em Mato Verde'

Exposição em Goiânia reúne 53 telas de Jadir Mendonça em tinta acrílica

Trabalhos podem ser vistos na Vila Cultural | 19.01.24 - 11:18 Exposição em Goiânia reúne 53 telas de Jadir Mendonça em tinta acrílica (Foto: divulgação)A Redação
 
Goiânia – “Um trabalho coeso e de rara beleza” – é assim que Amaury Menezes, ícone das artes plásticas em Goiás, define os detalhes, a sensibilidade e os traços da pintura em tinta acrílica do arquiteto Jadir Mendonça de Lima que estarão em exposição na Vila Cultural Cora Coralina, a partir de 1º de fevereiro, em Goiânia. O depoimento insuspeito, justamente por conhecer de sobra seu ex-aluno da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Puc Goiás), foi publicado no livro “Da Caverna ao Museu”, tido como Dicionário das Artes Plásticas em Goiás.
 
Segundo Amaury, a paisagem densa das matas o inspira a cortes e composições bem orquestrados, sobretudo no trato com o verde e suas inúmeras matizes. “Jadir compõe seus quadros de uma forma pessoal, interpretando a paisagem e as coisas ao seu redor da maneira que as vê”, testemunha ele, ressaltando também as qualidades do artista como desenhista e urbanista.
 
Parece instintivo, mas as palavras de Amaury Menezes podem ser percebidas no universo criativo de Jadir Mendonça. Ele sempre gostou da cor verde, seja na admiração pela natureza, seja nas criações, nos desenhos e, especialmente em seus quadros. Nesta exposição, por exemplo, ele mostra o que vem produzindo ao longo dos últimos anos, fruto de viagens, pesquisas e muitas observações da natureza e de suas cores, sobretudo, o verde e seus tons.
 
Além de Amaury Menezes, que se projetou pela boa técnica no trato com aquarela, Jadir foi discípulo da professora Sáida Cunha, referência em produção artística e cultural, e também de Frei Nazareno Confaloni, pintor e muralista nascido na Itália que fez história em Goiás. Aliás, desde quando iniciou os estudos de arquitetura, o desenho já inspirava sua vida, fazendo dele e de suas consequências, a profissão para os projetos e o prazer e a beleza para as telas.


O arquiteto Jadir Mendonça (Foto: acervo pessoal)
 
Em 1993, Jadir marcou presença com três obras em acrílica sobre tela, do Concurso Novos Valores da Casa Grande Galeria de Arte, em Goiânia. Em 2019 participou do 24º Prêmio Sesi Arte Criatividade com a obra “Pau sem Casca”, inscrita na categoria Artes Plásticas – modalidade pintura – na exposição montada na Vila Cultural Cora Coralina, o mesmo espaço que ele acaba de conquistar agora para sua individual de pinturas.
 
Jadir Mendonça também atuou como Superintendente de Desenvolvimento Municipal da Secretaria de Gestão e Planejamento do Estado de Goiás e foi diretor de Urbanismo e Programas Especiais da Agência Goiana de Desenvolvimento Regional (AGDR).  Como diretor de planejamento da antiga Companhia de Desenvolvimento de Goiás (Codeg), ele trabalhou na implantação da Vila Mutirão e dos bairros da Vitória, Primavera, Floresta, Boa Vista, São Carlos e São Domingos.  Na década de 1980, vale lembrar, ajudou na edificação da Usina de Corumbá IV e do Projeto Rio Formoso.
 
A individual de pinturas de Jadir Mendonça, batizada de “Pé de Pau em Mato Verde”, é composta por 53 telas em tinta acrílica e fica aberta de 1º de fevereiro a 3 de março.
 
Leia mais
Vila Cultural Cora Coralina abre projeto “Painel Temporário 2024”

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351