Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Vários acordos deixaram de ser respeitados | 18.01.24 - 15:55
(foto: reprodução X) São Paulo - A Rússia recusou uma oferta dos Estados Unidos para reabrir conversas sobre controle de armas, ao dizer que os americanos realizam uma política hostil em relação a Moscou, afirmaram nesta quinta-feira (18/01), funcionários dos EUA.
A ausência de diálogo entre os dois lados para reduzir riscos nucleares e potenciais medidas para controle de armas ocorre no pior momento da relação bilateral desde o fim da Guerra Fria e gera temores de uma nova corrida armamentista.
No fim de dezembro, Moscou respondeu a uma proposta dos EUA dizendo que não estava interessada em retomar conversas sobre controle de armas. A Rússia reclamou que os EUA buscavam derrotar estrategicamente a Rússia com seu apoio à Ucrânia na guerra entre estes dois países.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, reafirmou a posição da Rússia nesta quinta-feira, ao dizer em entrevista coletiva em Moscou que os EUA precisam revisar sua política em relação ao país antes de um diálogo sobre controle de armas nucleares.
O novo tratado Smart, que limita armas nucleares de longo alcance de EUA e Rússia, vence em fevereiro de 2026, enquanto outros acordos sobre controle de armas já não são mais respeitados. Fonte: Dow Jones Newswires. (Agência Estado)