A Redação
Goiânia - O Hospital de Doenças Tropicais (HDT), unidade do Governo de Goiás, registrou ao longo deste ano mais de 2.540 internações, 33 mil consultas, 379.100 exames, 1.300 cirurgias e 90.600 atendimentos multiprofissionais. O balanço foi divulgado nesta semana pela instituição, que é referência nacional no tratamento de doenças infecciosas e dermatológicas de média e alta complexidade.
Um dos destaques do balanço, segundo a unidade de saúde, é o fato de que todas as ações foram realizadas com uma média de 95% de satisfação do usuário, "o que evidencia o comprometimento da equipe em proporcionar uma experiência de saúde positiva", ressalta o resumo.
Segundo o diretor-executivo da unidade, Antônio Jorge, o HDT encerra 2023 com a certeza de ter cumprido sua missão de oferecer um atendimento de excelência, aliando inovação, humanização e compromisso com a saúde da população.
Destaques
Na opiniaõ de Antônio Jorge, a principal conquista do ano foi a obtenção do selo ONA 3 – Acreditado com Excelência, tornando o HDT o único hospital da América Latina, em sua especialidade, a receber esse prestigioso reconhecimento de qualidade.
Ele lembra que o compromisso com a segurança do paciente também foi destacado no relatório da Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde, publicado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). "Pelo segundo ano consecutivo, o HDT figura entre os hospitais públicos do Estado de Goiás reconhecidos por apresentar alta conformidade às práticas de segurança, o que evidencia a dedicação constante à preservação da integridade dos pacientes", enfoca.
Humanização
Quanto à humanização, o diretor-executivo pontua que várias ações foram efetivadas ao longo do ano, com destaque para a revitalização da UTI Pediátrica, que passou por uma série de adequações estruturais com o intuito de proporcionar um ambiente mais acolhedor e lúdico para os pacientes mirins.
"A ambientação foi cuidadosamente planejada, resultando em um espaço humanizado que promove o bem-estar e a recuperação das crianças internadas, reforçando o compromisso do hospital com a humanização do atendimento. Também foi criada uma sala específica para acolhimento das famílias de pacientes em cuidados paliativos, proporcionando qualidade e privacidade durante o processo de comunicação de notícias sensíveis", frisa.
Pesquisa
Antônio Jorge lembra que, no campo da pesquisa, os profissionais do HDT contribuíram significativamente para um estudo revolucionário sobre o tratamento da Histoplasmose disseminada em pacientes com HIV/AIDS. Os resultados promissores, publicados na Clinical Infectious Diseases, revista internacionalmente reconhecida, e apontam para um tratamento simplificado e mais acessível, representando uma esperança concreta para a redução da mortalidade associada a essa doença oportunista.
"Além disso, o HDT promoveu a 9ª edição de sua Jornada Científica, o que reforça seu papel como um centro de integração acadêmica e estimula a produção científica na área de saúde. E ainda participou da segunda etapa do projeto de pesquisa Telescope Trial, uma iniciativa do Hospital Israelita Albert Einstein, contribuindo para o avanço da telemedicina nas UTIs do Sistema Único de Saúde (SUS)", finaliza.
Leia mais
Detecção da tuberculose é ampliada em Goiás