Michelle Rabelo
Goiânia - Um 'novo padrão de produção', baseado na 'automação e na modernização dos processos', deu o tom ao discurso do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) na noite desta sexta-feira (15/12), durante evento de celebração aos bons resultados do setor em 2023. Sandro Mabel recebeu convidados às vésperas do aniversário da entidade, que completa 73 anos neste domingo (17/12) e já caminha para as comemorações de final de ano, com a entrega da Medalha da Ordem do Mérito Industrial, sua maior distinção honorífica.
O evento ocorreu no Teatro Sesi e foi marcado não só pelo balanço positivo, mas, principalmente, pelo otimismo de empresários e parceiros, mesmo diante dos prováveis desafios como "a competição global, a urgência da gestão eficiente da cadeia de suprimentos, a inovação tecnológica, a adaptação à novas regulamentações e a capacitação da mão de obra qualificada", listou Mabel, emendando que a boa notícia é que "é a Inteligência Artificial pode resolver todos esses problemas, o que coloca no topo das nossas metas a busca pela excelência no manuseio da ferramenta."
Sandro Mabel recebeu convidados às vésperas do aniversário da Fieg, que
completa 73 anos neste domingo (Foto: Letícia Coqueiro/Jornal A Redação)
O anfitrião da noite deu as boas-vindas aos homenageados. "São personalidades que contribuíram para o crescimento e fortalecimento das indústrias de Goiás. Gentes que prestou relevantes serviços ao segmento e, consequentemente, ao desenvolvimento do estado", disse ao apresentar a lisa composta pelo presidente do Sindicato das Indústrias Extrativas do Estado de Goiás e Distrito Federal, Luiz Antônio Vessani; a diretora-executiva de Operações Industriais da Brainfarma, Daniela Muassab Castanho; a deputada federal Flávia Morais; o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, desembargador Carlos Alberto França; e o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela.
Personalidades que contribuíram para o crescimento e fortalecimento das indústrias
de Goiás foram homenageados (Foto: Letícia Coqueiro/Jornal A Redação)
Futuro promissor
Na ocasião, Vilela agradeceu a homenagem e destacou a forma com a qual os outros estados enxergam Goiás por conta do desenvolvimento da indústria local. "Nós não deixamos de ser os caipiras, mas somos caipiras respeitados, que têm em mãos um potencial sem medidas e caminham ao lado de empresários de muita pujança".
Daniel também fez questão de reforçar o compromisso do Governo de Goiás com o desenvolvimento da indústria, garantindo que o trabalho seguirá sendo proativos, nunca reativos. "Nossa missão é elaborar políticas públicas ousadas, modernas e inteligentes que não só não atrapalhem os empresários, mas que ajude a potencializar esse grupo tão caro para nós."
Daniel Vilela fez questão de reforçar o compromisso do Governo de Goiás com o
desenvolvimento da indústria (Foto: Letícia Coqueiro/Jornal A Redação)
Ele lembrou que no início da semana, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado lançou o Programa Estadual de Liberdade Econômica, que estabelece um conjunto de medidas sem custo fiscal para acelerar a atividade econômica no estado.
Pioneirismo
A cerimônia marcou ainda a entrega da Ordem do Mérito Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI) ao empresário César Helou, da Laticínios Bela Vista (Piracanjuba).
O empresário César Helou, da Laticínios Bela Vista, recebeu homenagem da
Confederação Nacional da Indústria (Foto: Letícia Coqueiro/Jornal A Redação)
A Medalha da Ordem do Mérito Industrial foi instituída pela CNI por inspiração do exemplo de pioneiros do setor produtivo que, com criatividade e visão do futuro, forjaram as bases do moderno parque industrial brasileiro. A comenda, criada em 1958, tem o objetivo de prestar a mais alta reverência do segmento industrial tanto a empresários como a outras personalidades que se destacaram no cenário nacional.
Homenageados
César Helou – Graduado em Engenharia Civil pela USP, assumiu, juntamente com seu irmão Marcos Helou, a indústria Laticínios Bela Vista (Piracanjuba), em 1985. Ocupa importantes cargos em diversas entidades representativas do setor industrial, incluindo assento no Conselho de Representantes da Fieg.
Daniel Vilela – Vice-governador de Goiás, é bacharel em Direito pela Universidade Salgado de Oliveira (Universo) e pós-graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi vereador pelo município de Goiânia, líder de bancada na Assembleia Legislativa de Goiás e deputado federal. É o atual presidente do Diretório Estadual do MDB, em Goiás.
Luiz Antônio Vessani – Geólogo e presidente do Sindicato das Indústrias Extrativas do Estado de Goiás e Distrito Federal (Sieeg-DF), tem ampla atuação no setor da mineração regional e nacional. É presidente da Edem (Empresa de Desenvolvimento de Projetos de Mineração) e da Edem Agrominerais; e diretor da Terra Goyana Mineradora, da Bautek Minerais Industriais e da Mineradora Nosso Senhor do Bonfim. É diretor da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), com atuação no Conselho Temático de Mineração da CNI; e diretor-fundador da Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa Mineral e Mineração (ABPM).
Daniela Muassab Castanho – Diretora-executiva de Operações Industriais da Brainfarma (Grupo Hypera Pharma) e farmacêutica-bioquímica de formação. Atua na indústria desde 1993, tendo passado por empresas como Bayer, Astrazeneca e Eurofarma.
Flávia Morais – Deputada federal por Goiás pelo quarto mandato consecutivo, foi deputada estadual por duas vezes e primeira-dama de Santa Bárbara e de Trindade. Com agenda municipalista, atualmente coordena a bancada goiana no Congresso Nacional, além de presidir a Comissão Externa de Obras Inacabadas e Paralisadas e atuar em importantes frentes parlamentares.
Carlos Alberto França – Reeleito à presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (biênio 2023/2025), integra o Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil, onde também preside o colegiado. É autor do livro Processo Administrativo Disciplinar no Poder Judiciário do Estado de Goiás, em coautoria com José Eduardo Garrido Gomes.