Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Flagra também ocorreu em Niquelândia | 13.12.23 - 12:13
Flagra realizado em Jaraguá (Foto: divulgação)A Redação
Goiânia – A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) realizou dois flagrantes simultâneos de desmatamento nesta terça-feira (12/12). A ação ocorreu em Niquelândia e em Jaraguá. A soma das duas ocorrências resultou na supressão ilegal de 44,18 hectares de vegetação.
Em Jaraguá, o desmatamento foi identificado logo no início. A Semad conseguiu impedir que 73 hectares de vegetação nativa fossem suprimidas. Houve a perda de 2,55 hectares, dos quais 1,09 fora de reserva legal e Área de Preservação Permanente (APP); e 1,46 no interior da reserva legal.
Os fiscais apreenderam o maquinário cautelarmente e estão no aguardo de novas imagens de satélite para a lavratura precisa dos autos de infração.
Em Niquelândia, os fiscais constataram que houve o desmatamento de 36,5 hectares em área fora de reserva legal e Área de Preservação Permanente (APP); e 5,13 hectares localizados no interior da reserva legal. Foram aplicadas multas de R$ 67 mil mais o embargo das áreas, juntamente com a apreensão do maquinário utilizado (um trator de esteira).
No momento do flagrante, o proprietário do imóvel apresentou uma licença municipal para o Corte de Árvores Isoladas (CAI) que não condiz com os fatos constatados pela equipe de monitoramento e comprovados pelos fiscais in loco. Leia mais Goiás participa de rede internacional pela neutralidade climática até 2050