Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Arcebispo destacou papel do jornalismo | 08.12.23 - 11:43
(Foto: Letícia Coqueiro/AR)José Abrão
Goiânia – Em café da manhã realizado com jornalistas nesta sexta-feira (8/12), o arcebispo de Goiânia, Dom João Justino, abordou quais os principais desafios da Igreja Católica e destacou o papel dos profissionais da imprensa no atual cenário global. O religioso apontou as novas tecnologias como principal seara da sociedade contemporânea, mas que ao mesmo ponto em que traz inovação, também impõe desafios.
Ao seu ver, é fundamental que a Igreja incorpore as novidades: “não tem outro caminho. Hoje a tecnologia é espantosa e a Igreja parte do princípio que o meio de comunicação não é bom nem ruim, ele é um recurso. Às vezes o modo como se utiliza acaba sendo ruim”, disse. Dom João fez críticas à desinformação e à propagação de notícias falsas e salientou o papel do jornalismo para combater isso, mas também por parte de toda a sociedade.
“A Igreja sempre aposta na perspectiva da educação do usuário para que ele tenha os recursos nas mãos e os possam usar para o bem. A solução é investir na educação das pessoas, dos jovens”, argumenta. “Vivemos um momento muito delicado em que a educação está muito fragilizada: nem a escola nem a universidade sabe lidar bem ainda com o número de novidades de recursos que temos hoje. É um grande desafio”, avalia o arcebispo.
O papel do jornalismo
Frente a isso, Dom João destacou que “a imprensa contribui para a formação social das pessoas por meio da defesa de valores e direitos, formando a consciência das pessoas. Sabemos que existe uma defasagem de informação socioeconômica na nossa sociedade. Os meios de comunicação possuem uma tarefa muito importante nesse sentido”, diz.
O arcebispo também argumenta que a imprensa tem um papel socioeducativo para conscientizar e informar as pessoas sobre os principais problemas da sociedade, como a crise climática: “os meios de comunicação têm contribuído pela defesa da ‘casa comum’, que é um tema muito caro ao magistério do Papa Francisco”, menciona, se referindo ao conceito defendido pelo pontífice pela defesa da vida da Terra por meio da união dos povos: uma casa para todos. Leia mais Catedral de Goiânia deve ser totalmente restaurada até 2027