Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Programa prevê incentivos para a região | 07.12.23 - 12:53
(Foto: Jackson Rodrigues)A Redação
Goiânia – O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, entregou pessoalmente à Câmara Municipal, nesta quinta-feira (7/12), o projeto de Lei que cria o Plano de Requalificação do Centro de Goiânia - Programa Centraliza, para estimular e atrair investimentos no traçado histórico da cidade.
“Esse é o maior incentivo para o desenvolvimento econômico e requalificação de uma região da história da capital. O Centro já recebe ações imediatas na iluminação pública, na segurança e recapeamento de ruas e avenidas, aliadas as propostas apresentadas à Câmara Municipal, que juntas vão transformar o Centro da nossa cidade”, disse o prefeito Rogério.
O projeto de requalificação tem o objetivo de valorização dos moradores e comerciantes locais, por meio de incentivos fiscais no IPTU, ITBI e Taxa de Localização, com descontos que chegam a 10 anos. Empreendimentos como escolas, cinemas, brechós e livrarias receberam destaque na proposta pela importância histórica, social e econômica para a região.
Estes segmentos estão incluídos nos benefícios fiscais para os imóveis comerciais que forem submetidos a reformas retrofit, que preservam a arquitetura original, recebendo 100% de isenção do IPTU por um período de 5 anos e 40% por mais três anos. Os imóveis comerciais situados em regiões com potencial econômico terão isenção total do ITBI dentro de um período de 5 anos.
Já para comerciantes que readequarem as fachadas e engenhos publicitários, terão isenção do IPTU de 100% por 3 anos e 40% por mais 2 anos. Além disso, a proposta prevê outros incentivos fiscais e urbanísticos visando fortalecer o comércio gerando empregos e atraindo novos investimentos para a região.
O Centraliza prevê a revitalização de espaços com importância histórica, cultural e econômica para Goiânia e o Setor Central, como o Bosque dos Buritis, Grande Hotel, Edifício Parthenon e mercados populares. A proposta agora precisa ser aprovada pelos vereadores e, em seguida, será sancionada pelo prefeito.