Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Goiânia – Ocorre nesta quarta (6/12) e quinta (7/12) em Goiânia o XI Congresso Nacional do Direito da Diversidade Sexual e de Gênero, evento realizado pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), por meio da Comissão Especial da Diversidade Sexual e de Gênero (CEDSG). O evento é no Auditório Eli Alves Forte, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), no Setor Marista.
Segundo a presidente da CEDSG, Amanda Souto Baliza, esse é o primeiro evento presencial da comissão após a pandemia. A dirigente revelou, ainda, expectativas para o próximo ano. “Estou bastante animada, pois essa é a primeira vez que o evento ocorrerá na região Centro-Oeste e, se depender de mim, pretendo fechar minha gestão com um evento na região Norte, que nunca recebeu nosso congresso”, disse.
Além disso, a presidente também destacou a importância do evento para a advocacia de Goiás e do Centro-Oeste. “É muito importante que o evento alcance todos os lugares do país, porque pessoas LGBTIQA+ existem em todas as regiões e precisam de atendimento especializado da advocacia”, salientou.
Amanda ressaltou, ainda, que com a recente Lei 14.532/2023, vítimas de discriminação obrigatoriamente devem ser acompanhadas por advogados em todas as etapas processuais. “Isso significa que a capacitação se faz cada vez mais necessária nesse novo mercado que se abriu para a advocacia brasileira”, finalizou.
Ineditismo
Realizado anualmente, sendo de forma inédita na região Centro-Oeste do País, o congresso debaterá em diversos painéis os direitos da população LGBTIQA+ a partir de uma visão jurídica antidiscriminatória. Serão discutidos temas como a importância das interseccionalidades na aplicação do Direito, segurança pública, empregabilidade, entre outros.
Confira a programação completa:
Dia 6:
18h – Abertura do Congresso
19h – Mesa com Autoridades
20h – Mesa com Representantes de Movimentos Sociais
Dia 7:
09h - A importância das interseccionalidades na aplicação do Direito
10h - Desafios do Direito Previdenciário com a população LGBTIQA+
11h - Empregabilidade e empreendedorismo de pessoas LGBTIQA+
14h - Segurança pública com ênfase na população LGBTIQA+
15h - Direito da Saúde das pessoas LGBTIQA+
16h - Direitos das Famílias LGBTIQA+
17h - Direito antidiscriminatório com ênfase na população LGBTIQA+
18h - O papel do Sistema de Justiça na inclusão de pessoas LGBTIQA+ no processo eleitoral
19h - O Sistema de Justiça e a promoção dos direitos das pessoas LGBTIQA+? Leia mais OAB-GO desagrava publicamente o advogado Sobral Pinto em Goiânia