Taíssa Queiroz
Goiânia - A premiação do Programa Agrinho 2023, realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás), ocorreu nesta sexta-feira (1º/12), no Centro de Cultura e Convenções da PUC Goiás, em Goiânia. O tema do programa foi ‘’ Acolher, empreender e preservar’’, estudantes de todo o Estado participaram com desenhos e textos sobre o meio ambiente e melhorias para o bairro em que vivem. Ao todo foram recebidos 12 mil trabalhos, com 300 premiados.
Além das premiações para os alunos, o governador Ronaldo Caiado recebeu o prêmio Parceiro Agrinho. Na solenidade, houve também o prêmio Amigo Agrinho para os parceiros da Faeg. Foram agraciados o diretor presidente William Barbosa, representando Corumbá Conceções, o diretor presidente Marcelo Costa Martins, representante da Piracanjuba e o analista técnico Alan Máximo, representante do Sebrae Goiás.
Solenidade de premiação do Programa Agrinho 2023 (foto: Letícia Coqueiro/ A Redação)
A premiação foi dividido em três categorias, desenho, redação e município Agrinho. Na categoria de desenho, foram premiados alunos da educação especial, educação infantil, 1° ano e 2° ano. Na categoria redação, foram premiados os alunos do 3° ao 9° ano. E na categoria de Município Agrinho, foram premiados os alunos de todas as regiões. O prêmio para os alunos na área de desenho foi um tablet, na área de redação foi um smartphone e, os destaques ganharam dois carros e duas motos. E os professores premiados receberam um dispositivo Alexa.
No início da cerimônia houve show de abertura da representante goiana do The Voice Brasil 2019, Fabiana Oliveira
O Agrinho já está presente em Goiás há 15 anos, porém ele foi criado no Paraná. Segundo o presidente da Faeg, José Mário Schreiner, os pais usavam os defensivos agrícolas, usando as bombas manuais, sem o cuidado necessário e se intoxicavam, levando a morte. Foi aí que o Agrinho nasceu, para educar os pais e as crianças sobre a segurança.
"O Agrinho foi introduzido nas escolas para mostrar para os pais, que usar o EPI, que são aqueles aparelhos de proteção, lavar bem as mãos e você manusear os defensivos de forma adequada, não tem problema’’, relembrou Schreiner.
José Mário Schreiner (foto: Letícia Coqueiro/ A Redação)
O governador Ronaldo Caiado destacou o trabalho da Faeg com o Projeto Agrinho. ‘’Isso que é feito aqui é o mais importante que a Faeg com a representatividade que tem, mas a capacidade que tem de poder transformar e qualificar as pessoas do nosso estado de Goiás.’’ Segundo Caiado, Goiás é o primeiro estado com menor percentual de desmatamento ilegal do país.
Caiado ainda destacou a importância da educação e sua preocupação de ajudar os jovens. Ele citou inventimentos de R$ 6,4 bilhões na educação goiana. "Tenho investido, junto com a Faeg/Senar. Nós avançarmaos ainda mais no acesso à informática, à tecnologia, na área da inovação. Eu tenho me esforçado para levar a tecnologia para os nossos jovens’’, completou Caiado.
Mais de 2000 alunos, professores e gestores escolares, dos 246 municípios goianos, a maioria de escolas públicas, se reuniram na cerimônia de premiação do Programa Agrinho. Durante todo o ano as instituições de educação trabalharam, no cronograma escolar, ações e projetos seguindo a temática “Acolher, empreender e preservar”, com o objetivo de trazer melhorias para o bairro ou a comunidade local. No dia do evento quem se destacou vai ganhar diversos prêmios, sendo os principais, dois carros e duas motos zero km.
Há 16 anos o Agrinho, do Senar Goiás, se consolida como a maior ação de educação e responsabilidade social do Sistema Faeg/Senar, superando a marca de 2 milhões de alunos, 82 mil professores (e gestores escolares) e 9 mil instituições de ensino participantes no Programa, somados os inscritos nas últimas 14 edições do Programa.