A Redação
Goiânia - O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG), em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Goiás (SBD-GO), realiza, neste sábado (2/12), um mutirão de prevenção ao câncer de pele. O evento ocorrerá das 9h às 15h e faz parte de uma ação em alusão ao Dezembro Laranja, mês que coloca em pauta a importância da consicentização a respeito da doença.
Os atendimentos serão gratuitos e feitos por ordem de chegada dos pacientes. A entrada será pelo Portão A, do HC, na 1ª Avenida, Setor Leste Universitário. A expectativa é atender cerca de 1 mil pessoas.
A organização do evento também divulgou informações sobre quando as pessoas devem se preocupar a respeito do câncer de pele. "São consideradas lesões suspeitas de câncer: feridas que não cicatrizam, sangram ou crescem. Ou pintas que estão em crescimento. Nesses casos é necessário procurar um especialista. O mutirão será voltado para este público".
Leia mais:
Saúde reforça combate à dengue e alerta para ameaça de epidemia em Goiás
Fatores de risco
Qualquer pessoa pode ter câncer de pele, mas existem alguns fatores de risco, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia: Se você ou algum familiar já foi afetado pela doença; possui cabelos ou olhos claros; pele clara que não bronzeia; possui muitas pintas ou sardas; já teve queimadura solar ou tomou muito sol sem proteção.
“Cada um com a sua prevenção”
Esse é o tema escolhido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) para a campanha Dezembro Laranja de 2023. O foco é a individualidade de cada pele, com base no clima da região e medidas de proteção específicas, com base no histórico de vida de cada um.