José Abrão
Goiânia – Os moradores do distrito de Olhos D’Água, em Alexânia, entraram em contato com o jornal A Redação para manifestar sua insatisfação com duas alterações recentes na área central do povoado. A principal dela foi a retirada de quatro árvores localizadas na Praça Santo Antônio, em frente à Paróquia Santo Antônio. A outra queixa foi a mudança em cima da hora da tradicional Feira do Troca, realizada na praça há 49 anos, para um outro endereço.
Por meio do Instagram, a comunidade manifestou sua insatisfação. “A medida não foi comunicada previamente aos moradores, surpreendidos na manhã desta segunda-feira (27/11) com uma máquina da prefeitura escavando as raízes para derrubar as árvores”, relata uma postagem. “A grande maioria dos moradores de Olhos d’Água defende a tradição da Feira do Troca, que acontece há 49 anos e movimenta o comércio e o artesanato local a cada seis meses, sempre no primeiro fim de semana de junho e dezembro. Mas, este ano, o padre, com apoio da Arquidiocese de Anápolis, decidiu construir estações da Via Sacra no espaço onde são montados as barracas e os palcos para apresentação dos artistas”, completa outra.
Ao jornal A Redação, os moradores informaram que acionaram o Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e que vão recorrer também à Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semad). Os moradores alegam que as árvores eram patrimônio protegido.
Por meio de nota, a prefeitura de Alexânia informou que a praça é um imóvel particular da Diocese de Anápolis e que era cedida para a realização da feira, o que não foi autorizado este ano. A Diocese também teria requerido a derrubada das árvores para obras de revitalização da paróquia.
A prefeitura afirma que as árvores não eram protegidas e que não estavam saudáveis: “após avaliação técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Alexânia/GO, constatou-se que 3 dessas árvores apresentavam troncos brocados e nenhuma delas está classificada como espécie em risco de extinção”.
Portanto, “não havendo impedimento técnico ou legal, os cortes foram autorizados, cabendo a Diocese de Anápolis o plantio de 30 novas árvores típicas do cerrado nas proximidades do local onde as árvores foram retiradas como compensação ambiental”. A nota completa pode ser lida abaixo.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Prefeitura Municipal de Alexânia/GO esclarece que o espaço conhecido como “Praça Santo Antônio” no Distrito de Olhos D´Água é um imóvel particular pertencente à Paróquia Santo Antônio/Diocese de Anápolis.
Costumeiramente, a Paróquia cedia o uso desse imóvel para a realização da Feira do Troca, o que não foi autorizado para a edição de dezembro próximo. Em razão disso, foi escolhido outro espaço para a realização da 97ª. Feira do Troca no próprio Distrito.
O corte de 4 árvores na “Praça Santo Antônio” no Distrito de Olhos D´Água foi requerido pela Diocese de Anápolis, proprietária do imóvel, sob a justificativa de que estão sendo realizadas obras de revitalização no imóvel.
Após avaliação técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Alexânia/GO, constatou-se que 3 dessas árvores apresentavam troncos brocados e nenhuma delas está classificada como espécie em risco de extinção.
Assim, não havendo impedimento técnico ou legal, os cortes foram autorizados, cabendo a Diocese de Anápolis o plantio de 30 novas árvores típicas do cerrado nas proximidades do local onde as árvores foram retiradas como compensação ambiental.
Prefeitura Municipal de Alexânia
Íntegra da nota Diocese de Anápolis
"A Diocese de Anápolis vem por meio da presente nota se posicionar sobre os fatos
envolvendo a retirada de algumas árvores, na área de sua propriedade situada na Paróquia Santo
Antônio, no distrito de Olhos D’Água, município de Alexânia/GO.
Em relação à problemática apresentada, temos que por muitos anos a Diocese de
Anápolis (Paróquia Santo Antônio) cedeu de forma gratuita a área de sua propriedade para a
realização da “Feira do Troca”. Conforme já exposto em outra oportunidade, essa organização
religiosa fez o comunicado de que a “Feira do Troca” não mais aconteceria no referido imóvel,
sem, contudo, descartar o diálogo com o poder público municipal para a continuidade do referido
evento em outro local situado no distrito de Olhos D’Água. Diante dessa questão, sabemos que a
partir do mês de dezembro do presente ano foi escolhido outro espaço para a realização do evento,
no próprio distrito.
Ademais, importante destacar que a revitalização da referida área que se encontra
em andamento, foi decidida com a anuência dos fiéis católicos, com o intuito de proporcionar um
maior bem-estar para as famílias que residem em Olhos D’Água. O projeto de revitalização prevê
o plantio de dezenas de espécies de árvores nativas do nosso bioma, que inclusive estão sendo
plantadas há alguns meses.
Nesse contexto, fato é que diante da referida revitalização, a Paróquia Santo Antônio
requereu para o município de Alexânia/GO a retirada de 04 (quatro) árvores naquela localidade,
sendo que após a avalição técnica por parte Secretaria Municipal de Meio Ambiente, foi
devidamente autorizada, nos termos do laudo emitido.
Portanto, esclarecemos que a retirada das árvores aconteceram em observância à
legislação aplicável, com a devida autorização do respectivo órgão ambiental.
Por fim, rogando ao Senhor Deus pela unidade e a paz, a Diocese de Anápolis reitera
o seu compromisso com a verdade, colocando-se à disposição da sociedade.
Respeitosamente,
Anápolis, 29 de novembro de 2023.
Assessoria de Imprensa da Diocese de Anápolis"
Leia mais
Desmatamento em reserva legal de Pirenópolis resulta em multa de R$ 68 mil