Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Perda

“Um dos maiores jornalistas do país”, diz Rogério Cruz de Batista Custódio

Prefeito de Goiânia decretou luto oficial | 24.11.23 - 10:12 “Um dos maiores jornalistas do país”, diz Rogério Cruz de Batista Custódio (Foto: reprodução)José Abrão
 
Goiânia – O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, decretou luto oficial de três dias pela morte do jornalista Batista Custódio, fundador do jornal Diário da Manhã, que faleceu aos 88 anos nesta sexta-feira (24/11).
 
Durante sessão solene na Câmara Municipal de Goiânia, Cruz pediu um minuto de silêncio. “Um dos maiores jornalistas do nosso Estado, para não dizer do nosso país”, disse o prefeito. “Que deus abençoe e fortaleça o coração dos familiares e amigos”, completou.
 
Batista Custódio estava internado com uma pneumonia no Hospital São Francisco, no Setor Aeroporto, e enfrentava um câncer de pulmão.
 

O prefeito também emitiu nota de pesar pela morte do jornalista que pode ser conferida abaixo:

Nota de Pesar do prefeito Rogério em razão do falecimento do jornalista Batista Custódio, fundador dos jornais Cinco de Março e Diário da Manhã
 
É com imenso pesar que eu e minha família recebemos a notícia do falecimento do jornalista Batista Custódio, fundador dos jornais Cinco de Março e Diário da Manhã, aos 88 anos, nesta sexta-feira (24/11), no Hospital São Francisco. Batista foi um baluarte da liberdade de expressão e da imprensa livre, um defensor da democracia que marcou seu nome profundamente na história de Goiás e do Brasil.
 
Em abril de 2022, tive a oportunidade de ouvir suas histórias e conselhos sentado à mesa de sua residência, junto da esposa Marli, e filhos Júlio, Veronica e João do Sonho, em nome de quem dedico meus sentimentos à toda família. A paixão de Batista por Goiânia tomou conta de duas prazeirosas horas de conversa que ficaram marcadas em meu coração. Neste momento, decreto Luto Oficial de três dias no Município de Goiânia.
 
Nascido de uma família de fazendeiros de Caiapônia, Batista Custódio mudou-se para Goiânia ainda adolescente com o sonho de construir um império de palavras. Em 1958, influenciado pelo jornalista e senador Alfredo Nasser, ao lado de Consuelo Nasser, sua primeira esposa, e Telmo de Faria, fundou o Cinco de Março, o primeiro jornal popular e libertário do Centro-Oeste. O veículo foi o primeiro da região a vencer um prêmio Esso.
 
Batista chegou a ser preso por crime de opinião nas décadas de 1960 e 1970, os anos de chumbo da ditadura militar no Brasil. Enfrentou a repressão com a caneta em riste e atravessou esse período sombrio da nossa história fazendo uma defesa intransigente da democracia.
 
No ano de 1980 fundou o Diário da Manhã, um jornal que se mostrou inovador ao longo da sua história. Formou uma equipe de grandes nomes do jornalismo nacional, como Washington Novaes, Aluísio Biondi e Paulo Henrique Amorim. Foi o primeiro veículo impresso totalmente em cores, o primeiro a disponibilizar todo o seu conteúdo gratuitamente na internet e o primeiro a realizar transmissões esportivas pela internet, mais um exemplo do olhar visionário do seu fundador.
 
Nas páginas do DM, os goianos acompanharam momentos cruciais do Brasil e do mundo, entre eles a redemocratização do país, as Diretas Já e a queda do muro de Berlim. Batista Custódio construiu um conglomerado que incluia três jornais diários, o Diário da Manhã, em Goiânia, o Diário da Manhã de Cuiabá e a Folha de Goiás, também em Goiânia. Ainda faziam parte do grupo as rádios Executiva FM e Jornal AM, atualmente Sagres, além da TV que hoje é a Record. O Diário da Manhã chegou a ser a 5ª maior tiragem do Brasil.
 
Rogério Cruz
Prefeito de Goiânia


Leia mais
Morre em Goiânia o jornalista Batista Custódio

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351