A Redação
Goiânia - O Instituto Biapó realiza o Festival Diálogos Musicais, 16 a 19 de novembro de 2023, na cidade de Goiás. A programação diversificada de concertos e master classes gratuitos acontece no Cine Teatro São Joaquim e na sede do Instituto Biapó, respectivamente. Contemplado no Edital de Fomento aos Festivais e Eventos do Fundo de Arte e Cultura do Governo do Estado de Goiás e Secretaria de Cultura, o evento conta com apoio da Prefeitura de Goiás, Secretaria Municipal de Cultura, Rádio Nova Fogaréu e Cine Teatro São Joaquim.
Em sintonia com o compromisso social do Instituto Biapó, serão oferecidas quatro bolsas (duas para homens e duas para mulheres) para músicos e músicas em formação, interessados em aprimorar seus conhecimentos e desenvolver suas habilidades, em um ambiente de aprendizado especializado, com orientação direta de músicos experientes. As bolsas incluem alojamento local (Pousada do Sol, em quarto duplo) nos dias do festival. Demais despesas como transporte e alimentação devem ser custeadas pelas pessoas inscritas.
Para incentivar e capacitar musicistas da cidade vilaboense, além de outras cidades, serão ministradas quatro oficinas artísticas: Acordeon, com Chico Chagas; Flauta Doce, com David Castelo; Violão, com Felipe Valoz; Piano, com Andréa Teixeira. A iniciativa contribui para preservação e divulgação da cena musical local.
Master classes – Instituto Biapó
Flauta doce - dia 17 de novembro, das 9 às 12h.
Piano - dia 17 de novembro, das 15 às 18h.
Acordeon - dia 18 de novembro, das 9 às 12h.
Violão - dia 18 de novembro, das 15 às 18h.
Concertos – Teatro São Joaquim
Dia 16 de novembro: Abertura do festival e concerto com David Castelo, às 19h30.
Dia 17 de novembro: Concerto com Felipe Valoz e
participação especial de Andréa Luísa Teixeira, às 20h.
Dia 18 de novembro: Concerto com Chico Chagas,às 20h.
Dia 19 de novembro: Concerto de encerramento
com todos os professores: Andréa Luísa Teixeira, Chico Chagas, David Castelo e Felipe Valoz, às 11h.
Inscrições:
Para se inscrever como bolsista nas master classes, o aluno deve enviar os links de duas músicas
em vídeo para o e-mail festivaldialogosmusicais@gmail.com. Já para as inscrições gerais, é preciso preencher o formulário através do link da página de inscrição.
Para os concertos, não será necessária inscrição prévia ou aquisição de ingressos. O teatro estará aberto 30 minutos antes de cada apresentação e suas portas serão fechadas de acordo com sua lotação ou início do evento.
Conheça os concertistas
Chico Chagas é acordeonista, tecladista e pianista, natural de Rio Branco, Acre. Filho, neto e bisneto de acordeonista, ele é licenciado em música pela Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES) e pós-graduado em Educação. Já morou na França, Alemanha e Londres. No Brasil, tocou e gravou com grandes nomes como Milton Nascimento, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Alceu Valença. É diretor premiado com o show “Do cóccix até o pescoço” da cantora Elza Soares. Tem quatro CDS gravados no Brasil e três no exterior. Foi o vencedor do Kaunas Jazz Festival de 2009, na Lituânia, com o melhor show de jazz. Foi jurado e presidente de júri no Prêmio Internazionale della Fisarmonica, o mais famoso festival de acordeon do mundo, realizado na Itália.
David Castelo é flautista e já atuou em concertos pelo Brasil, Argentina, Portugal, Holanda e Estados Unidos. É doutor pela Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), estudou com Isa Poncet e, posteriormente, com Reine-Marie Verhagen e Peter van Heyghen, no Conservatório Real de Haia, na Holanda. É professor da Universidade Federal de Goiás (UFG) e atua na criação, implementação e divulgação de projetos e produtos culturais para instituições como o Centro Cultural Banco do Brasil, Fundação Social Raimundo Fagner e Yamaha Musical do Brasil.
Felipe Valoz é compositor, musicólogo e violonista goiano, bacharel em Composição Musical pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Musicologia pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Literatura Comparada (UnB). É também professor titular no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). O músico violonista atua como intérprete solista e camerista. Teve a peça musical orquestral “Sem Mantilhas”, de sua autoria, executada sob a regência de Marshal Gaioso Pinto, pela Orquestra Sinfônica de Goiânia e pela Orquestra Filarmônica de Goiás, respectivamente. Juntamente com o cantor Chico Aafa realizou um repertório musical que mescla um trabalho de parceria com três CDs.
Andréa Luísa Teixeira é pianista, pesquisadora da Escola de Música e Arte Cênicas (EMACUFG) desde 1993, doutoranda em Ciências Musicais pela UniNova, de Lisboa, mestre em Musicologia pelo CBM-RJ. Ganhou 18 prêmios em concursos nacionais e internacionais de piano, como o 1º lugar no Concurso Nacional Villa-Lobos em São Paulo e o 3º lugar na categoria Excellence Professional, na França. Também recebeu o Prêmio Internacional Gala da Lusofonia como personalidade da Música em Lisboa. Idealizadora do Projeto Sons do Cerrado, ela divulga a música brasileira há 25 anos em países da Europa, das Américas e da Ásia.
Serviço:
Festival Diálogos Musicais
Data: 16 a 19 de novembro
Local: Cine Teatro São Joaquim e Instituto Biapó